TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme A Revolução dos Bichos

Por:   •  2/12/2015  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ

Disciplina: Estudos Socioeconômicos

Elimar do Carmo

Síntese sobre o Filme A Revolução dos Bichos

O filme de George Orwell consiste em uma clara crítica à centralização do poder, alienação, egoísmo, autoritarismo, corrupção políticas e sociais, e indiretamente cita algumas características de uma ditadura militar. Outro fato interessante do filme é que os personagens apresentam características de personagens históricos.

O enredo da história se passa em uma fazenda onde o dono Jones, um alcoólatra, que devido ao seu vício maltratava os animais, agredindo-os fisicamente e os deixando sem alimentos. Um dia os animais foram convocados ao celeiro para ouvir o mais sábio entre eles, o porco Major, que os conta sobre um sonho que tivera na noite anterior. O porco Major possui um ideal que se assemelham com os ideais de Karl Marx, discursando sobre o destino dos animais, a união em irmandade, a luta pelo igualitarismo e afirma que somente a remoção do homem de seu meio trará liberdade, proclamando em seguida os princípios do animalismo instantes antes de ser morto acidentalmente por Jones.

Com o intuito dos mandamentos serem lembrados após a morte do velho Major, Snowbow, um porco que sabe ler e escrever, escreve os mandamentos do animalismo. A junção do maltrato com as ideias do Major desencadeiam a revolução dos animais, que atacam os proprietários da fazenda fazendo com que eles se mudem para a cidade.

Uma vez que a fazenda é dominada pelos animais, ele a renomeiam para Fazenda Animal e passam a se organizar em tarefas para gerenciar eles próprios o lugar. Como o porco Snowbow era o que mais entendia e se empenhava para propagar o animalismo, este foi considerado pelos animais como autoridade na fazenda, sendo assim, os animais o obedecia e valorizavam suas ideias. Snowbow dizia que somente com a educação poderiam lutar de igual para igual com o homem, então começou a educar os animais da fazenda, ensinando-os a trabalhar juntos e a defender os ideais do Major. Nesse ponto, podemos identificar os ideais comunistas no filme através do animalismo que prega uma sociedade igualitária entre os animais, onde todos trabalham juntos e são tratados como iguais.

Contudo, a ambição pelo poder de um porco denominado Napoleão dificulta a luta dos animais. Através de uma coalizão entre os porcos, Napoleão recebe ajuda para convencer os outros animais, principalmente de Garganta, que usa da oratória para manipular histórias e uma ideia de Snowbow da construção de um moinho de vento. Napoleão convence os animais de que Snowbow era um inimigo e o bani da fazenda, assumindo a liderança em seu lugar, e centralizando o poder em suas “patas”. Ele não abandona a ideia de Snowbow do moinho, mas a usa para controle dos animais, obrigando-os a trabalharem como escravos na construção de algo que ele mesmo não sabia o funcionamento.

Nesse ponto da história, destaca-se facilmente a diferença de poder e autoridade, pois Snowbow era reconhecido como autoridade e os animais os obedeciam por confiar nele, já Napoleão usou a tática de manipulação, persuasão e chantagem para exercer certo poder sobre os animais, fazendo-os obedece-lo. Também como forma de poder, foi usado por Napoleão o controle da alimentação dos animais, criando uma dependência dos animais com os porcos, sendo que estes ficavam com os melhores alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com