TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme bicho de sete cabeça

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 3

Filme Bicho de Sete Cabeças

O filme, ''Bicho de sete cabeças'' é muito mais do que uma história sobre a intolerância familiar e a situação manicomial no país.  É um documentário a respeito da situação dos internos nas instituições manicomiais que ainda funcionam à base de supostos métodos de tratamento na prática, extremamente cruéis.

Neto, ele é um adolescente típico da periferia, que divide o tempo entre os bancos da escola e as reuniões com amigos para fumar maconha, pichar muros e utilizar bebidas alcoólicas. Em casa Sr. Wilson conservador e ignorante e mãe acuada, há familia não procura dialogar com o filho Neto, ele tem um comportamento rebelde com os pais.

Os pais e a irmã mais velha se incomodam com a ausência do rapaz e temem seu desvio moral, mas não conseguem estabelecer um diálogo ao descobrirem um cigarro de maconha no meio de seus objetos. A partir desse momento resolvem interná-lo em um manicômio, acreditando ser o lugar ideal para ''viciados'':  Com um diagnóstico do profissional Neto foi aceito como louco no manicômio.

Os familiares, "cheios de boas intenções" ficam cúmplices do hospício e de suas cruéis torturas, só tirando Neto do hospício quando já era tarde. A violência sádica dos enfermeiros, que usam todos os recursos do hospício para subjugar os pacientes, desde a antiga camisa de, o quarto "forte" e o eletrochoque, pode levar uma pessoa a deixar de ser gente, a perder a vontade e a consciência de si.

Quando a sua família chega para a sua primeira visita, o Doutor alerta os pais de que os medicamentos estão fazendo efeito, mas que o paciente pode apresentar, delírios, alucinações, como por exemplo inventar histórias que não existem, mas era tudo culpa dos remédios. Neto passa por momento difícil no manicômio, medo, preconceito e insegurança.

Após Neto receber alta, quando a sua mãe sofre com a sua ausência, a sua falta é sentida. Ele é internado novamente em outra instituição, Neto é exposto novamente a toda a humilhação, levando-o tentativa de suicídio.

Neto vai ficando acabado, mental e fisicamente, o manicômio, que supostamente deveria curar o paciente, acaba por deixá-lo louco e mais alienado do que nunca, sem nenhum estímulo para o intelecto nem para o físico, e com funcionários violentos, resta-lhe apenas isolar-se em seu próprio mundo. O filme é encerrado com o pai, Sr.Wilson lendo uma carta de Neto, ou seja, ouvindo pela primeira vez a voz do filho.

A reforma psiquiátrica atuou transformando valores entre eles os valores sociais, nesse filme bicho de sete cabeças, fica bem claro a atitude da sociedade, com qualquer pessoa que demonstra-se algum comportamento diferente.  Por ter sido encontrado um cigarro de maconha nas coisas de neto comportamentos suficientes para justificar a internação do rapaz num manicômio.

Neto, que não teve nenhuma avaliação Médica, nenhum exame, nem mesmo a consulta clínica de um profissional, justificando sua internação no manicômio. Neto, foi excluído do convívio da família, dos amigos, da escola, a assistência no contexto do filme e antes da reforma estava baseada apenas na instituição já que todo paciente com distúrbios psiquiátricos precisava de uma para se recuperar, nos quais alguns métodos desumanos são evidenciados no filme, que foi o alvo da construção da crítica a esse tipo de hospital, que usava medicamentos fortíssimos, onde muitos pacientes ficavam em estado vegetativo e sem pensamentos, produziam alucinações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com