TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAGA DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS DE “OS VINGADORES” A PARTIR DA PSICANÁLISE

Por:   •  1/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ

FERNANDA ASSIS

JESSIKA PATRICIA DA SILVA E SILVA

ODIMAR MORAES JUNIOR

SAMUEL VALE CORDILHO

A SAGA DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS DE “OS VINGADORES” A PARTIR DA PSICANÁLISE

BELÉM

2019

FERNANDA ASSIS

JESSIKA PATRICIA DA SILVA E SILVA

ODIMAR MORAES JUNIOR

SAMUEL VALE CORDILHO

A SAGA DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS DE “OS VINGADORES” A PARTIR DA PSICANÁLISE

BELÉM

2019

AS PERSONAGENS DA SAGA “VINGADORES” E AS INSTÂNCIAS FORMADORAS DO INCONSCIENTE

A Psicanálise enquanto ciência, sempre buscou as artes como modo de exemplificar seus conceitos. O fundador da Psicanálise, Sigmund Freud, dizia que a arte se antecipava em relação ao psiquismo, e mais do que isso, se tratava da própria expressão do Inconsciente. No período de surgimento da Psicanálise, os estilos artísticos de maior peso eram o teatro e as obras operáticas, advindas em parte da cultura clássica, com influências e enredos greco-romanos. Desse modo, Freud trouxe elementos como o Complexo de Édipo, advindo da obra trágica do dramaturgo grego Sófocles e o conceito de narcisismo, a partir do mito de Narciso.

Hoje, a nossa sociedade continua a produzir seus mitos, imersos nos elementos próprios da fantasia do homem moderno: a beleza, a riqueza, o consumo e o poder extremado, transformando-o em um verdadeiro super-humano, próximo talvez do ideal de força do super-homem nietzschiano. Hoje, os principais estilos artísticos que desenvolvem os mitos atuais são a televisão e o cinema, com sua verdadeira indústria da fantasia, vendendo sonhos comprimidos em uma tela digital. Desse modo, não é de se espantar que o inconsciente possa se exemplificar naquilo que a indústria atual produz, pois a arte, além de fruto da mente humana, é fruto da sociedade onde os sujeitos se expressam.

A partir dessa convicção, expressa na própria visão freudiana, esse trabalho traz como objetivo uma análise da série de filmes “Os Vingadores”, sob a ótica da Psicanálise, associando o perfil de três personagens emblemáticos da saga de filmes da empresa Marvel, a saber, os super-heróis Thor, Homem de Ferro (Tony Stark) e Capitão América (Steve Rogers), com as três instâncias formadoras do Aparelho psíquico, Id, Ego e Super ego, mostrando as semelhanças entre a personalidade das personagens e as principais características dos elementos constituintes do sistema psíquico freudiano. Esse trabalho se justifica na perspectiva de que as obras ficcionais não precisam estar separadas da produção científica, pelo contrário, podem ser conhecidas e trabalhadas pelo saber científico, a fim de gerar pensamento crítico acerca da realidade. Além disso, percebe-se que as personagens se tornam referência para milhares de pessoas, sendo ícones de aspectos gerais do psiquismo humano.

A SAGA VINGADORES

De acordo com a Filosofia, mitos são representações da mente humana, narrativas épicas e fabulosas. Os mitos teriam como função principal, ajudar os indivíduos a entenderem as relações humanas, sendo chave para a explicação do mundo e da mente analítica. A mitologia está presente na vida de cada ser humano, não importando a época ou local. Deuses e heróis fazem parte da própria história, pois compõem o imaginário, o âmbito da fantasia humana, tão estudados pela Psicanálise, como pontos importantes do entendimento da mente. A fantasia, representada através dos mitos e lendas, desempenha uma função social de união, controle e liberdade de expressão. Em toda sociedade, mesmo em tempos e locais diferentes, encontra-se mitos, lendas e heróis, pois esses elementos mostram como os homens se relacionam entre si e com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com