TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE-DOENÇA COMO PROCESSO SOCIAL

Por:   •  28/4/2017  •  Resenha  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  2.308 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE PSICOLOGIA

Adelma da silva pereira

A saúde-doença como processo social

Asa Cristina Laurell

FEIRA DE SANTANA-BA

03/2017

ADELMA DA SILVA PEREIRA[pic 4][pic 5]

A saúde-doença como processo social

Asa Cristina Laurell

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Saúde II, do curso de Psicologia, 9º semestre – noturno, da Faculdade Anísio Teixeira.

Profrª. Mariana Cardoso

FEIRA DE SANTANA-BA

03/2017

“La salud-enfermedad como proceso social". Revista Latinoamericana de Salud, México, 2, 1982, pp. 7-25. Trad. E. D. Nunes.

O artigo “A saúde – doença como processo social” criado pela médica especializada em epidemiologia Asa Cristina Laurell discute e se utiliza de embasamentos históricos para a sua argumentação, que deseja defini se a doença é algo essencialmente biológico ou social e quais as razões de seu aparecimento nos seres humanos.

O auge desta discussão está vinculado ao desenvolvimento da medicina e da sociedade, com isto busca explicações na crescente crise politica, econômica e social para o surgimento de moléstias.  

E o principal motivo (interno a medicina) para o levantamento de questões que discutam se a doença é algo social ou biológico, foi na dificuldade em gerar a compreensão satisfatória dos principais problemas de saúde que afligem os países industrializados, em que seus métodos de interversão hospitalar não resultam em soluções satisfatórias para a coletividade.

Para comprovar a tese, foi feito o estudo do caráter histórico da doença e de suas características quanto ao seu surgimento na coletividade e não ao contrario, apenas utilizando um individuo. Deverá se valer dos perfis patológicos de grupos sociais, para determinar o tipo e a frequência de uma patologia em dado momento na sociedade.

Assim, as sociedades que diferem em seu grau de desenvolvimento e organização social devem apresentar uma patologia coletiva diferente, dentro desta ótica uma condição de saúde distinta. E por sua vez, a autora para defender sua tese estudou os registros desta ocorrência.

Para isso, foi escolhido como modelo de estudo o país do México que possui em seu registro as principais causas de morte por doenças como: a pneumonia, as gastrenterites e colites. Também foi observado que em outro período, houve uma diminuição no contagio das doenças infecciosas como a tuberculose, sífilis e a varíola sendo considerada praticamente extinta.

Em contrapartida ocorreu um aumento absoluto, nas taxas de doenças do coração, dos tumores malignos, das doenças do sistema nervoso central, dos diabetes e dos acidentes. Pode assim observar dois quadros patologicamente distintos no México, e os fatos que não são explicáveis por termos biológicos, leva a crer que são características das formações sociais em cada um dos momentos históricos vividos por esta sociedade.

Outra tentativa de demonstrar o caráter social da doença e mostrar os determinantes sociais do perfil patológico, é a analise das condições coletivas de saúde em diferentes sociedades, mas vivenciando o mesmo momento histórico. Assim, Laurrel comparou as dez principais causas de morte ocorridas em três países: México, Estados Unidos e Cuba.

Foi visto nesta pesquisa uma elevada taxa de mortalidade por cirrose hepática, que reflete na má nutrição e no alcoolismo, causas disseminadas pela pobreza gerada pelo desemprego, que ocasiona um aumento expressivo de mortes violentas. Isto
revela que o processo saúde-doença da sociedade não se explica pelas suas determinações múltiplas, biológicas e sociais, mas também pela capacidade técnica da sociedade em eliminar ou elevar os casos de “certas doenças” e de sua população.

Para identificar o caráter social de qualquer doença é necessário estudar a sua frequência dentro de diversas classes sociais. E se a distribuição da doença e da morte é desigual pode ser possível detectar perfis patológicos específicos dos grupos sociais, mas, apenas se estes tiverem critérios objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com