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Cod De Etica - Serviço Social

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Por:   •  18/3/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.073 Visualizações

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O II Seminário de teorização do Serviço Social tinha como tema a metodologia do Serviço Social e foi realizado de 10 a 17 de janeiro de 1970, em Teresópolis.

A profissão tinha como desafio preparar-se para atuar nas instituições de autocracia burguesa e vinculadas ao capital internacional. Diante dessa realidade Netto afirma que o assistente social colocava-se como um funcionário do desenvolvimento, pois demonstravam um perfil sócio técnico e inscrevem a profissão nos contornos da modernização conservadora.

Os Seminários buscavam a requalificação profissional do assistente social, pois tinham como objetivo responder às demandas do regime ditatorial e não uma solução para a sociedade.

O seminário de Teresópolis foi nada menos que a preparação pra os assistentes sociais da época assumirem as direções que o regime ditatorial vinha impondo

. Em resumo a a época da ditadura foi um momento crucial para o serviço social

a metodologia do Serviço Social, o Seminário de Teresópolis consistiu em um dos grandes marcos para a apreensão do

significado do método para o Serviço Social e teve em José Lucena Dantas aquele

que mais representava a tendência hegemônica na época.

A partir da recuperação do dizer de Dantas, NETTO (1991) afirma que “para ele, o

método não passa de um jogo de ordenações formais, envolvendo ‘a matéria a ser

ordenada e [...] os critérios utilizados para imprimir ordenação a essa matéria’

“ (NETTO, 1991:183) . A preocupação do Seminário de Teresópolis quanto à construção e afirmação de uma

determinada “metodologia” para o Serviço Social, levada a cabo pelas contribuições

de Lucena Dantas, não supera os “ganhos” ídeo-políticos e culturais de Araxá; ao

contrário, fortalece-os à medida que clarifica, a partir da perspectiva neopositivista, a

forma de intervenção do Assistente Social, como profissional atrelado à programática

desenvolvimentista nacional. Para NETTO (1991:190), em Teresópolis, “... o que está no centro das formulações, aqui, não são teorias, valores, fins e legitimidade (antes,

esses componentes são dados como tácitos), mas sim a determinação de formas instrumentais capazes de garantir uma eficácia da ação profissional apta a ser reconhecida como tal pelos complexos institucional-organizacionais.” Assim, verifica-se que, embora a tendência de rompimento com o histórico

conservadorismo já fosse presente no Serviço Social desde o final dos anos 50 (vale lembrar as experiências do chamado Desenvolvimento de Comunidade Heterodoxo e

as bases sócio-políticas que o sustentavam), nem Araxá, nem tampouco Teresópolis

e os demais seminários ocorridos posteriormente – Sumaré e Alto da Boa Vista,

Empreenderam efetivamente uma ruptura com a herança conservadora, da qual o

Serviço

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