TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socialização Primaria

Por:   •  10/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE [pic 1][pic 2]

Processo de Socialização Primária

São Paulo

2015

UNIVERSIDADE [pic 3]

Processo de Socialização Primária

São Paulo

2015

[pic 4]

RESUMO[pic 5]

A socialização é um fenômeno estudado por diversos campos das ciências humanas. Na psicologia, a abordagem teórica responsável por utilizá-la como maior fonte de estudo é a Psicologia Social. No decorrer deste trabalho, trataremos sobre a socialização primária enquanto um processo através do qual um novo indivíduo assimila os hábitos e características de uma determinada sociedade, a qual está inserido. O foco central desta pesquisa acadêmica, está em demonstrar o primeiro processo de socialização, apresentando sua importância para a formação do indivíduo, assim como onde este fenômeno acontece. Para tanto, utilizamos contribuições de Peter Berger e Thomas Luckmann (A Construção Social Da Social Da Realidade) e Pedro Abrantes (Para Uma Teoria Da Socialização).

Palavras-chave: Socialização. Socialização Primária. Psicologia Social. Interação Social.

        


ABSTRACT[pic 6]

Socialization is a phenomenon studied by various fields of the humanities. Social phychology is the theoretical approach to use socialization as a major source of study in psychology. Throughout this work the primary socialization will be treat as a process in which a new individual assimilates the habits and characteristics of a given society, which is inserted. The central focus of academic research is to demonstrate the first process of socialization, showing its importance for the individual formation, as well as where this phenomenon occurs. Therefore, was used contributions from Peter Berger and Thomas Luckmann (The Social Construction Of Social Reality) and Pedro Abrantes (For A Theory Socialization).

Keywords: Socialization. Primary socialization. Social Psychology. Social Interaction.


SUMÁRIO[pic 7][pic 8]

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

3.        CONCLUSÃO        

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

5.        ANEXO 1 – ARTIGO UTILIZADO        


  1. INTRODUÇÃO

A psicologia é usualmente definida como ciência do comportamento humano e a psicologia social como o ramo dessa ciência que lida com a interação humana. Nas palavras de Rodrigues, Assmar e Jablonski (2001, p.21), a psicologia social é “[...] o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social) ”.

Um dos maiores objetivos das ciências é a busca por leis gerais estabelecidas por meio de observações sistemáticas. Para o psicólogo social, tais leis gerais são desenvolvidas a fim de descrever e explicar a interação social. Essa forma de enxergar as leis científicas se repete em quase todas as pesquisas fundamentais do campo. Krech, Crutchfield e Ballachey (1962, p.12) declararam que "enquanto estivermos interessados em psicologia social como uma ciência básica ou como uma ciência aplicada, um conjunto de princípios científicos é essencial".

Esta visão da psicologia certamente é oriunda do pensamento setecentista. Em uma época em que as ciências físicas foram responsáveis por grandes contribuições ao conhecimento, pode-se perceber grande entusiasmo sobre a possibilidade de aplicação desse método empírico ao comportamento humano. Se princípios gerais científicos pudessem ser levados para o campo da psicologia, talvez fosse possível eliminar ou ao menos diminuir os conflitos sociais, criando assim, grandes benefícios para os indivíduos membros da sociedade.

         A Socialização, de acordo com Berger e Luckmann (1977, p.169) pode ser definida como “[...] a ampla e consistente introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela”. Dessa forma, entendemos a socialização como a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.Trata-se de um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas além de outros grupos de referências. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos, sendo assim, é através desta que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.

         Sobre os processos de socialização podemos citar dois tipos: a socialização primária e secundária. Socialização primária é onde a criança aprende a interiorizar a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. Esse possui um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que a partir de então ocorre a construção do primeiro mundo do indivíduo. Na secundária ocorrem todos os outros processos que introduz um indivíduo já socializado em novos setores de sua sociedade (escolas, grupos de amigos, trabalho etc), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com