TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia de Durkheim

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

        A sociologia de Durkheim        

      Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia foi ele que definiu com clareza o objeto de estudo da sociologia, os fatos sociais, segundo ele o fato social é experimentado pelo o individuo como uma realidade independente preexistente, para Durkheim três características básicas distinguem os fatos sociais. A primeira e a coerção social, ou seja, a força da sociedade sobre si. A segunda característica é que os fatos sociais são exteriores aos indivíduos que atuam sobre eles independentemente de sua vontade ou adesão. A terceira característica é a generalidade. Pois há fatos sociais que se repetem em todos os indivíduos ou na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, por exemplo: costumes, sentimentos, crenças, valores, etc.

       Segundo Durkheim, para que o sociológico consiga aprender a realidade dos fatos, sem distorcê-los, deve deixar de lado suas prenoções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação aquilo que esta sendo estudado. Para identificar os fatos sociais ele orienta o sociólogo a ater-se aos acontecimentos gerais e repetitivos e que apresentem características exteriores comuns.

       Durkheim estudou profundamente o suicídio, apesar de ser uma conduta marcada pela vontade individual o suicídio interessa ao sociólogo por aquilo que tem de comum e coletivo e que certamente, escapa as conseqüências individuais dos envolvidos do suicida. Portanto para ele o suicídio é um fato social. Segundo ele a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.

        Durkheim acreditava que a sociedade apresenta estados que pode ser considerados normais ou patológicos. Ele considerava um fato social como ‘’normal’’ quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução. E patológico aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e moral vigente.

        Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e depende daquilo que pensa e faz cada individuo em particular. Pois segundo ele em qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizada de conduto e pensamento.  A consequência coletiva é, um certo sentido, a forma moral vigente na sociedade é a conseqüência coletiva que define o que é considerado “imoral, reprovável ou criminoso” em uma sociedade .

         Para ele, a sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Criou assim o campo da (Morfologia social), pois ele acreditava numa evolução geral a partir da “horda”, ou seja, a forma social mais simples igualitária.

         Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas idéias ultrapassaram a reflexão filosófica e constituir um todo organizado e sistemático de pressupostos teóricos e metodológicos sobre a sociedade. Ele elaborou um conjunto coordenado de conceitos e de técnicas de pesquisa que embora norteado por princípios naturais, guiava o cientista para o discernimento de um objeto de estudo próprio e dos meios adequados para interpretá-lo. Os limites antes impostos pela filosofia positivista perderam sua importância, fazendo doa estudos de Durkheim um constante objeto de interesse da sociologia contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com