TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia do trabalho

Por:   •  30/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  13.542 Palavras (55 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 55

Sociologia do Trabalho

Objeto(s) e paradigmas teóricos da Sociologia do Trabalho

O que é a sociologia do trabalho?

É uma das sociologias mais amplas e possui algumas definições tais como:

A sociologia do trabalho deve ser considerada, na sua extensão mais vasta, como o estudo, sob os seus diversos aspetos, de todas as coletividades humanas que se constituem graças ao trabalho” (Friedmann, 1964: 26), isto é, dá-nos uma perspectiva de compreensão dos diversos aspetos através da análise das relações sociais das coletividades humanas que se estabelecem no trabalho.

– “A sociologia do trabalho é, evidentemente e antes de mais, uma sociologia que se dedica, diferentemente, de outras ao estudo particular dos fenómenos ligados ao trabalho” (Freire, 2002: 13) ou por outras palavras, é um olhar sociológico sobre os fenómenos ligados ao trabalho.

Contributos decisivos para a afirmação da sociologia do trabalho

Georges Friedmann (1902-1977)

  • Le travail en miettes (trabalho de migalhas), 1956.

Uma preocupação com o nível de monotonia a que o trabalho do operário estava sujeito segundo o princípio do fordismo (o trabalhador é despojado da sua profissão). O autor tenta mostrar como o trabalho transformado em trabalho industrial é algo que desqualifica o trabalhador.

  • Traité de sociologie du travail, 1964 (organizado em colaboração com P. Naville).

 – Elton Mayo (1880-1949)

     The human problems of an industrial civilization, 1933.

     The social problems of an industrial civilization, 1949.

Começa por fazer investigações sobre as relações de trabalho e os níveis de produção dos trabalhadores, isto é, de que modo as condições físicas dos trabalhadores influenciavam o comportamento dos trabalhadores.

As relações humanas e relações sociais compõem uma dimensão informal, e a partir daí, começa-se a perceber numa dimensão mais distante, que se não houver uma sintonia entre a organização formal e a informal pode haver problemas.

Georges Friedmann e Elton Mayo

Estes dois autores permitiram que os sociólogos tivessem uma base, dizendo que não bastava as questões físicas e estruturais, mas deve-se ter em conta uma multiplicidade de aspetos quando vamos estudar o trabalho.

Pensemos sobre o modo como se usa mas palavras trabalho e emprego no dia-a-dia…. Será que foi sempre assim?

Trabalho

Emprego

É um termo mais abrangente onde nós estamos a estudar muito mais que o emprego, isto é, esta para além da noção de emprego apesar de incluir também essa noção.

– Diz respeito a atividades com utilidade social que podem ou não ser remuneradas.

– Inclui atividades de produção e distribuição de bens e serviços, passíveis de transação na esfera económica.

– Atividades que não sendo passíveis de transação na esfera económica têm utilidade social. Explo: trabalho doméstico não remunerado, trabalho voluntário.

Tudo o que é emprego é trabalho mas nem todo o trabalho é emprego.

– Ocupação de um posto de trabalho

– É remunerado

– Implica um estatuto, exemplo, trabalho por conta de outrem, trabalho por conta própria.

– Não ocorre exclusivamente na esfera mercantil, há também uma prestação de serviço público.

É importante esta distinção quando falamos de beneficiários de licença em que podemos ver que também estão envolvidas questões de género no sentido em que nos mostra como a sociedade reproduz no sentido em que as mulheres são aquelas que trabalham e os homens é que estão nos “empregos”.

Alguns temas atuais de investigação da Sociologia do Trabalho

– Organizações (como é que os trabalhadores estão distribuídos pelos diferentes postos de trabalho), tecnologia (como é que os seus processos produtivos estão estruturados) e organização do trabalho.

– Qualificações, formação profissional, carreiras, remuneração – tudo que tem a ver com escolarização, diferentes níveis de escolaridade em idade ativa, a formação, isto tudo tem interesse para a sociologia do trabalho.

– Culturas e identidades profissionais – existem diferentes grupos profissionais que desenvolvem diferentes culturas profissionais podemos ver isso através das diferentes posturas que estes profissionais assumem (explo: um advogado e a postura de um comerciante)

– Profissões e carreiras profissionais

– Desigualdade e mercado de trabalho – esta na ordem dos problemas do dia. Remete-nos para diferentes temáticas, tais como, desigualdades de género no mercado de trabalho, imigrantes (aceitam condições precárias, as vezes, por estarem ilegais). Também pode-se colocar ao nível da qualificação (explo: nível de escolaridade muito baixo sentem mais dificuldade em arranjar trabalho).

– Precariedade, flexibilidade e mercado de trabalho – tem que ver com a ideia do modelo de emprego típico por um trabalho a tempo inteiro sem duração determinada mas podemos ver que existem outras formas de contratuais que se diferenciam desse modelo de estabilidade (part-time, contrato a longo termo)

– Divisão internacional do trabalho, migrações e movimentos espaciais da mão-de-obra – as transnacionais que distribuem as organizações pelo mundo concentram por vezes os mais qualificados num país e os menos qualificados noutro, logo uma organização não pode ser vista só como membros do espaço nacional, ela vai para o internacional.

– Conciliação trabalho – é necessário incluir a vida privada de modo a concilia-la com o trabalho.

– Organização do tempo de trabalho

– Relações laborais, atores sociais do trabalho, movimentos sociais ligados ao trabalho – as condições oferecidas a alguém que trabalhe a tempo inteiro é diferente a tempo parcial. O sindicalismo é decisivo e fundamental para garantir certos aspetos fundamentais aos trabalhadores.

A sociologia do trabalho e algumas outras sociologias…

– Sociologia industrial – não se ocupa apenas da análise e do trabalho da indústria mas preocupa-se também com a própria estruturação da indústria.

– Sociologia das organizações – afinidade porque a sociologia do trabalho também se preocupa com o que acontece nas organizações, em termos produtivos, remunerações, etc. Estas são muito bem relacionadas entre si.

– A sociologia do trabalho e a gestão é uma relação que pode ter associada alguma tensão porque o gestor dedica-se a decidir e essa decisão pode ser apoiada, ou não, pelo olhar sociológico existente na organização, isto é, a sociologia vai estar entre o aconselhamento e a decisão (são fontes de aconselhamento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.7 Kb)   pdf (663.7 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com