TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Burnout

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Burnout é uma resposta do corpo ao estresse excessivo que ocorre em um longo período de tempo, fazendo com que diversas funções sejam alteradas e que levem o indivíduo a buscar ajuda, ou seja, é como o “limite do estresse”, é o momento em que o nível de estresse se torna tão alto que o indivíduo sente suas forças esgotadas e entra em um colapso físico, mental e emocional. É também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional e é causada por uma profunda exaustão, sobrecarga, cobranças excessivas, pressão, ambiente hostil e a inabilidade do indivíduo em lidar com esses fatores, o que o levará ao desânimo, a frustração e a diminuição do desempenho no trabalho.

O estresse é uma relação entre o indivíduo e o meio externo que altera o equilíbrio do indivíduo, provocando excitação emocional e adrenalina. Ao contrário do Burnout, o estresse se dá por qualquer acontecimento desconfortável ou importante para o indivíduo, pode ser positivo ou negativo, enquanto o Burnout é sempre negativo, o estresse pode gerar ânimo e força, mas também esgotamento físico. O estresse é percebível e facilmente identificado, no entanto, nem sempre o indivíduo identifica o Burnout, assim como o Burnout pode ocorrer devido a um alto nível de estresse, mas não necessariamente todo estresse será considerado Burnout.

Foram desenvolvidos instrumentos de avaliação para viabilizar esses estudos, como o Maslach Burnout Inventory (MBI), Burnout Measure (BM), Shirom-Melammed Burnout Measure (SMBM), entre outros. Esses instrumentos são essenciais para a atuação do psicólogo, pois permitirão conhecer as teorias e avaliá-las de forma ampla e eficaz, utilizando-as para intervir em casos de Burnout e estresse.

Fontes bibligráficas:

Texto: Conceitos de burnout: questões atuais da pesquisa e a contribuição da clínica. (Isabela Vieira)

Saúde melhor – Diferenças entre stress e burnout (https://www.saudemelhor.com/diferencas-entre-stress-e-burnout/)

A AVALIAÇÃO DO BURNOUT EM PROFESSORES. COMPARAÇÃO DE INSTRUMENTOS: CBP-R E MBI-ED (http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a02.pdf)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com