TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE CAMPO GESTALT

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE ALFREDO NASSER

JAKELINY VAZ

TAYNARA GOMES

THAYS DE QUEIROZ

GESTALT-TERAPIA

TEORIA DE CAMPO

                                                       

                                                 

Aparecida de Goiânia

2021

UNIVERSIDADE ALFREDO NASSER

GESTALT-TERAPIA

TEORIA DE CAMPO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da Disciplina Teoria e Sistemas em psicologia III do 4º Período do Curso de Psicologia orientado pela Professora Isadora Samaridi.

Aparecida de Goiânia

2021

Resumo

Esse trabalho aborda como tema a Teoria de campo da Gestalt-terapia, tendo como objetivo geral do estudo: trazer o conceito da teoria de campo, tendo em vista o que essa teoria determina, como ela foi formada, de onde ela deriva. Com o intuito de buscar entender as origens da Gestalt-terapia, assim a descomplicando sob o ponto de vista do processo psicoterapêutico.

Palavras-chave: Objetivo geral, Teoria de Campo, Gestalt-terapia, processos psicoterapêuticos 

Abstract

        This work addresses the field theory of Gestalt-therapy as a theme, with the general objective of the study: to bring the concept of field theory, in view of what this theory determines, how it was formed, from where it derives. In order to try to understand the origins of Gestalt-therapy, thus complicating it from the point of view of the psychotherapeutic process.

Keywords:  general objective, Field Theory, Gestalt therapy, psychotherapeutic processes

Sumário

Resumo        3

Abstract        4

Introdução        6

1.        Fundamentação Teórica        7

2.        Discussão: Caso Filme A culpa e das estrelas.        10

3        Relação da Teoria de Campo com a Personagem do Filme a Culpa e das estrelas.        12

Considerações Finais        14

Referencias        14

Introdução

Baseado nos conhecimentos e estudos aplicados sobre a teoria de campo Gestalt, citaremos sobre o alemão Max Wertheimer na década de 20 foi o pioneiro desta teoria, e que através dos de suas teorias, estas as quais sofria forte influência de algumas teorias filosóficas, discorrendo podemos chegar até os trabalhos de Kurt Lewin, onde em 1935 trabalhou juntos aos “Pais” das Gestal no início do desenvolvimento, para so assim dar início a suas próprias teorias e pontos científicos, mais especificamente a teoria de campo, onde falaremos o que motiva o comportamento de Kurt para elaborar a teoria de campo, visto que ele já associava suas pesquisas sobre comportamento social ao papel da motivação.

Neste trabalho conseguimos mostrar que dos propósitos básicos da teoria de Lewin é unir todo o campo da psicologia de uma maneira coesa, e sua teoria é um ponto de vista psicológico e não física. Teoria essa que foi formulada para se ter uma melhor explicação sobre a motivação do comportamento. Elas têm por base duas hipóteses fundamentais que são: a) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes; b) esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais outras partes.

Diante do embasamento e estudos sobre as teorias levantadas por Kurt Lewin abordaremos uma discursão sobre o filme “A Culpa e das Estrelas (2014), E tendo esse tema como eixo, analisaremos a proposta dessa Teoria com base na jornada da personagem Hazel na narrativa do filme Fazendo uma analogia da personagem com o tema proposto, vimos que Hazel buscou mudar seu espaço vital. Pois no espaço vital está tudo que envolve e intervém no modo direto ou indireto a pessoa. Com novas conveniências o sujeito muda seu espaço vital, com o intuito de buscar um novo equilíbrio e novas satisfações. Pois a forma como a pessoa perceber o mundo se dará em torno do campo em que ele está colocado.

        Portanto orientamos no sentido de desenvolver Relação da Teoria de Campo com a Personagem do Filme a Culpa e das estrelas, podendo nos levar a uma conclusão analítica comparativa entre o tema abordado e o Filme em questão.

  1. Fundamentação Teórica

Baseado nos conhecimentos e estudos aplicados sobre a teoria de campo Gestalt, sabe-se que o alemão Max Wertheimer na década de 20 foi o pioneiro desta teoria, baseando-se na estrutura da Gestalt, que descendia de uma teoria filosófica que teve muita influência na psicologia do Estruturalismo, assim como outras teorias da época também tiveram essas influências. Essas teorias tidas como estruturalista, partem de um pensamento cientifico de que tinham que fazer uma análise de um fenômeno em partes para se determinar a sua estrutura. Levando em conta a estrutura que relaciona essas partes,

Já em 1935 foi Kurt Lewin quem trabalhou com os “Pais” da Gestalt, no começo do desenvolvimento dela, depois de se afastar um pouco e começou a criar sua própria teoria, partindo especificamente do seu ponto cientifico a teoria de campo. Para explicar o que motivava o comportamento Kurt a elabora a teoria de campo, ele já associava suas pesquisas sobre comportamento social ao papel da motivação. Para Lewin, a teoria de campo não seria apenas mais uma teoria de psicologia a ser estudada, mas sim um composto de ideias que assim representariam uma realidade psicológica. Esses conceitos devem ter uma vasta amplitude para podermos aplicar a todas as formas de comportamentos e, também com uma especificidade para representar uma pessoa delineando sua situação concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com