TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Gestalt

Trabalho Escolar: Teoria De Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  2.189 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria de Gestalt

1. Principais autores e conceitos de cada teoria;

Os principais fundadores e difusores da teoria de gestalt estudaram filosofia e psicologia sendo eles; Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Kaffka (1886-1940).

A palavra gestalt tem o sentido de forma sendo relacionada á percepção da totalidade preocupando – se em entender o comportamento na totalidade sem dividir em um em vários . A percepção da totalidade e regida por regras ou princípios.

A lei da boa forma e a principal governando o pensamento e a percepção agrupando os elementos de acordo com suas características entre si. Alem da lei ta boa formas temos o principio do fechamento onde nossa percepção completa a restante da figura que está incompleta. O principio da proximidade onde percebemos a parte mais próxima como agrupada. Principio da semelhança onde os objeto que possuem semelhança tende a se agrupar e o ultimo principio o da figura- fundo os objetos são percebidos como um todo onde o objeto na qual os concentramos destaca se no fundo.

2. Postura do professor e sua relação com o aluno:

O papel do professor é de colaborador e facilitador no processo de aprendizagem onde os alunos encontram soluções para suas duvidas em sala de aula a partir de suas próprias experiências, o insight. Além disso o professor planeja, selecionar e organizar os estímulos mais significativos para facilitar a aprendizagem e conquistar a confiança.

Na relação professor e aluno ambos devem ser vistos como seres humanos e defende a coerência entre as ações realizada pelo professor e a que são exigidas dos alunos.

3.Visão pedagógica sabre a aprendizagem;

Na teoria de gestalt preocupa – se com a percepção humana onde no que se refere ao processo de ensino aprendizagem o aluno possui uma serie de atitudes, conhecimentos, habilidades onde percebe a forma de aprender de forma particular ocorrendo a partir de insight que é um estalo, uma compreensão repentina do conteúdo depois de varias tentativas. Aprendizagem ocorre pela organização e reorganização continua das experiências permitindo a compreensão da totalidade e de seus elementos. No processo de aprendizagem a percepção e as experiências são importantes ate mais do que as respostas especificas dada a cada estimulo.

4 . Metodologia de ensino aprendizagem;

Para Gestalt, a metodologia de aprendizagem ocorre por uma continua organização e reorganização da experiência, que permite a compreensão global da situação e a percepção de seus elementos mais significativos

Método de aprendizagem e por descoberta (insight) onde o professor pode ajudar com explicações e recursos diferenciados ajudando assim na percepção e facilitando aprendizagem.

5. Formas de avaliação;

O processo de avaliação e intervenção envolve uma concepção de desenvolvimento das totalidades olhando para o todo e a forma com que o indivíduo se apresenta diante do meio não apenas em respostas ou nas ações isoladas que acontecem em determinadas situações ou avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com