TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Cognitiva e Mindfulness

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Terapia Cognitiva e Mindfulness

O que é Mindfulness?

Mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que pode ser desenvolvida e treinada com o objetivo de desenvolver a consciência do que estamos pensando, sentindo e fazendo no exato momento, é prestar atenção no momento presente, no aqui e agora.

De acordo com Jon Kabat-Zinn (1990), mindfulness é uma consciência sem julgamentos, momento a momento, cultivada por prestar atenção de maneira específica, isto é, no momento presente, de forma não reativa e com o coração mais aberto. A atenção plena traz benefícios à saúde mental, pois há um reconhecimento dos pensamentos, emoções e interpretação das vivências.

Qual a origem de Mindfulness?

A utilização do termo Mindfulness no contexto budista é considerada imprecisa, emergindo quase acidentalmente no final do século XIX, período em que as primeiras traduções inglesas começaram a ser realizadas (Seager, 2012; Wilson, 2014).

Apesar da imprecisão, há certo consenso entre os acadêmicos de que a utilização de mindfulness no Budismo emergiu como uma tentativa de tradução da palavra sati (da língua Pali) (Grossman & Van Dam, 2011).

Esse termo, presente em obras centrais do Budismo, como o Sattipathana Sutta, O Anapanasati Sutta e, até mesmo, em trechos do Dhammapada, pode ser literalmente traduzido como memória ou lembrança.

Entretanto, no contexto das escrituras budistas, significa mais do que simplesmente lembrar, é lembrar-se de permanecer atento ou lembrar-se de permanecer com a atenção em determinado objeto (Bodhi, 2011). Aqui, temos certa sincronia com as perspectivas de Hayes e Wells, nas quais mindfulness é entendido enquanto um processo psicológico que envolve auto monitoramento atencional.

Há, na prática budista, uma forte metafísica religiosa que dá suporte a uma série de valores éticos, a saber: o desejo de que a iluminação seja alcançada e que o praticante, juntam ente com todos os seres, seja libertado do sofrimento do ciclo incessante de renascimentos. Assim, é preciso estar claro que diversos componentes metafísicos (ciclo de renascimentos, iluminação), éticos (aliviar o sofrimento de todos) e, até mesmo, ritualísticos são apreciados na compreensão budista de mindfulness.

A utilização do termo mindfulness no contexto budista é considerada imprecisa, emergindo quase acidentalmente no final do século XIX. No Budismo, a prática de Mindfulness tem implicações metafísicas e éticas.

Esses componentes não estão presentes na compreensão de Mindfulness de Langer, Hayes, Kohlenberg e Wells, que está ancorada na perspectiva científica da Psicologia.

Portanto, parece ser mais sensato falar sobre meditação mindfulness em um contexto religioso/espiritual, mas não necessariamente quando é investigado academicamente.

Neste caso, como já apontamos, talvez seja mais adequado o termo técnico de mindfulness.

Quais os benefícios de Mindfulness?

Os benefícios da prática diária são conhecidos e comprovados cientificamente: diminuem o nível de estresse, da ansiedade e do déficit de atenção, promovem consciência corporal, contribuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com