TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Todos Precisam

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

"Nossa, fulano precisa de terapia"

Essa frase me incomoda bastante. Não porque Fulano não precisa de terapia, mas porque Ciclano que está falando também precisa. E eu também preciso, e até você que tá lendo o texto provavelmente também.

Falar isso é tratar o processo terapêutico quase como uma forma de punição para uma pessoa que age de forma errada, pensa de forma errada, sente de forma errada, conforme o referencial da pessoa que aponta isso. É quase como ir a uma psicóloga fosse mandar o celular pra autorizada pra voltar a funcionar normalzinho, dentro do padrão esperado. Mas psicoterapia não é conserto.

A gente não tá aqui pra triturar alguém e colocar num moldezinho. Estamos aqui pra oferecer uma escuta, um acolhimento e um espaço para que a pessoa se reaproprie de si, saiba lidar melhor com ela mesma em primeiro lugar, para lidar com os demais. É no seu grau máximo, uma sessão de autoconhecimento. E ás vezes, aquilo que tanto te incomoda em relação a alguém para "mandá-la" cumprir sentença num consultório, não incomoda nem a ela, nem a mais ninguém.

Precisamos mudar essa visão tão negativa da psicoterapia, que é coisa de gente errada, de gente "doida". Terapia é bom pra todo mundo. Até pra você que se incomoda com alguém que supostamente deveria fazer terapia. Quem vem a terapia faz uma escolha por saúde, faz uma escolha por ela mesma. E nada mais "certo" do que isso. É curioso inclusive que os casos mais difíceis nem chegam nas clínicas, infelizmente.

Agora peço que usem essa frase com mais carinho. Mande a terapia aqueles que você ama, aqueles que preza, os que você tem prazer de conhecer e quer que eles mesmos tenham esse mesmo prazer em se conhecer (inclusive você mesmo). Assistência técnica sim é lugar do que é defeituoso, a psicoterapia por outro lado, é lugar do cuidado. <3

Amanda Mariano Rozas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com