TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia de Casal

Por:   •  9/3/2022  •  Artigo  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 9

O papel da psicologia e as considerações na sexualidade

A diferença entre identidade de gênero e orientação sexual é a diferença entre quem você é, e quem você ama” (Desconheço o autor)

Auseni da Silva Monteiro

RESUMO

Para entendermos as questões que englobam aspectos inerentes às variações de identidade de gênero, é preciso considerarmos o ser humano sob aspectos históricos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais de sua formação sexual, não há como negar que esse é um divisor de água para a busca constante da satisfação humana sob o ponto de vista da sua sexualidade, a que se considerar que tudo que engloba o desenvolvimento tem sua parcela de contribuição para a formação sexual de cada indivíduos, e essas contribuições estão espalhadas ao longo da vida e do desenvolvimento do ser humano e que vai muito além das limitações e exclusões que os gêneros masculinos e femininos podem oferecer.

DESCRITORES: Pesquisa bibliográfica – Artigo Psicológico

Palavras-chaves: sexualidade, gênero, desconstrução e construção e objetivo psicológico.

INTRODUÇÃO

Os poucos estudos que fazem menção à desconstrução do gênero binário são por vezes rejeitados e pouco divulgados, esse estudo que começou relativamente a pouco tempo atrás ousou desafiar questões predominantemente biológicas e histórico culturais, alguns estudiosos, como o psicólogo John Money (1950) com a colaboração de outros estudiosos do assunto trouxeram à roda de discussões científicas a questão conceituada o que contribuiu para nortear e aprofundar ideia separação do conceito científico biológico anatômico e identidade sexual.

Para os estudiosos do assunto na psicologia, a questão do gênero tem conceito social, por esta razão o estudo aqui apresentado discorre a partir de pesquisas bibliográficas e abordará as questões que norteiam à sexualidade humana, sob a ótica da psicologia. Para tanto é preciso fazer um apanhado dos aspectos que envolvem à construção sexual do ser humano enquanto gênero a que se identifica, considerando os aspectos biológicos, históricos, sociais, e psicológicos que a psicologia trás para a observação do indivíduo como um todo.

As diversificações dos gêneros são apontadas pela ciência como gêneros inteligíveis que são estudados à construção a partir de homens e mulher, feminino e masculino, assim o avanço da tecnologia, dá essa dimensão de que o gênero é um ser social, e como tal é uma construção que vai além do fator biológico e que sofre interferências do meio em que está inserido.

 No que confere a intersexual está relacionada com a descrição de indivíduos com diferentes variações biológicas sexuais, não se encaixando nas variações de feminino e masculino, diz “não binários” que faz uma desconstrução dos conceitos relacionados de inteligibilidade dessas definições de gênero, nesse contexto cabe ao psicólogo investigar toda a história, cultura, grupo social que está inserido quando tratar-se de gêneros em que são observados claramente características abrangentes e assim iniciar com os processos de validação da dor do paciente, fonte a angústia, caso haja, para promover o bem estar do paciente e fazê-lo ter uma melhor aceitação de si mesmo e do outro independente das questões que possam se relacionar à preconceito, independente de qual seja.

Assim é fundamental a compreensão de que as definições limitantes e excludentes de gênero que o reduzem predominantemente apenas feminino e masculino, sem que se considere as diversas configurações psicossociais do sujeito. É preciso considerar as questões da sexualidade como sendo aspectos inerentes à personalidade humana e que não cabe a sociedade impor como deve ser vivenciada e experenciada.

Para além de uma ideologia a desconstrução dos gêneros: feminino e masculino, tem se tornado cada vez mais difundida na sociedade, e vem voltando para si os olhares de muitos estudiosos que tem suas contribuições a respeito do assunto, algumas reconhecendo a existência de uma contexto além da ideia binária de gênero masculino e feminino, bem como a sua importância para a formação identitária do indivíduo.

A construção biopsisexual

Alguns críticos relacionam a ideia de desconstrução dos gêneros, como sendo ideológica e prejudicial para o ser humano, relatam que a expressão “ideologia de gênero”, na verdade, não foi criada pelas pessoas que estudam gênero, pois gênero não uma ideologia”, e nesse caso específico é algo que nega a própria ciência que considera apenas o aspecto biológico  para as questões reativas à sexualidade, por esta razão alguns grupos LGBT e feministas tem sido acusados de imporem essa ideologia e que ela destruiria as famílias, caso seja difundida.

No entanto, a psicologia entende o ser humano como um ser social e que se constitui a partir do seu grupo e das interações com o meio em que é inserido ao longo de seu desenvolvimento, assim, é possível relacionar os aspectos psicológicos que consideram características específicas e diversificadas na construção do indivíduo, também há que se considerar a formação e estruturação sexual deste mesmo  considerando os mesmos aspectos da construção psicológica personalidade.

A “Teoria do Desenvolvimento Psicosexual” de Freud, que relaciona os aspectos inerentes à formação humana desde a concepção até a velhice no que confere à formação sexual e estruturação da personalidade humana.

Para Freud, a sexualidade não era instintiva, afirmava que o ser humano busca pelo prazer e satisfação de variadas formas desde a sua infância, e essa busca, não se direcionava apenas pelos órgãos genitais e reprodução, e que a criança é bissexual, ou seja, na visão de Freud, o ser humano não nasce pré definido do ponto de vista sexual, que a manifestação de sua curiosidade vai fazer parte dessa construção. Para Maria Cristina Machado Kupfer, “as primeiras investigações da criança são sempre de cunho sexual, e que seu objetivo é da necessidade que a criança tem de conhecer e definir seu lugar no mundo, esse lugar é a princípio um lugar sexual”. (KUPFER, 2007, p.81).

Mas como se chega a essa consideração? Se considerarmos as fases do desenvolvimento psicossexual de Freud, chegaremos a considerações interessantes sobre as considerações da psicologia no que confere a desconstrução do gênero. Freud propôs cinco fases inerentes ao desenvolvimento psicossexual do ser humano: fase oral, fase anal, fase fálico, fase de latência e fase genital, que são observadas a medida que o indivíduo cresce e se desenvolve, cada uma terá sua importância para o desenvolvimento sexual humano e personalidade, representando a fixação da libido (traduzida também como “impulsos” ou “instintos sexuais”) em uma área diferente do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com