TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Testagem e Avaliação Psicologica

Por:   •  8/6/2020  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UDF

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – PSICOMETRIA

Jackson Amorim Souza Júnior

RGM: 16390652

Atividade 1:

Psicometria x Avaliação Psicológica X testagem psicológica

Referência:  Capítulo 1; Cohen, 2014

RESENHA

O início da testagem e avaliação psicológica, está relacionada com a publicação de um teste para avaliação de crianças de acordo com a idade escolar na França em 1905 por Alfred Binet, e posteriormente em 1917, o exército norte-americano passa a usar a testagem psicológica para seleção de soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir do desenvolvimento da testagem psicológica, surgem diversos tipos de testes para inúmeras aplicações, inclusive sendo adotado pelas forças de inteligência americana para seleção de candidatos.

Avaliação psicológica é definida segundo Cohen, como a coleta, integração de dados psicológicos com a finalidade de se obter uma estimação psicológica, realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudo de caso, observação comportamental, além do uso de aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados.

A testagem psicológica, é descrita como um processo de medição de variáveis psicológicas por meio de instrumentos ou procedimentos projetados, com a finalidade de obter uma amostra do comportamento.

O processo de avalição psicológica, começa basicamente através de um encaminhamento de alguma fonte, como um médico, um juiz, uma empresa. Onde geralmente existe uma questão a ser respondida. O avaliador pode se encontrar com o avaliado ou com pessoas relacionadas para esclarecer aspectos do encaminhamento.

Em seguida, são escolhidos os instrumentos que serão utilizados para avaliar as variáveis que estão sendo investigadas. Após a avaliação é feito um relatório que deve responder as questões trazidas pelo encaminhamento, podendo haver reuniões posteriores como feedback, para o avaliando, profissional que fez o encaminhamento ou demais pessoas que possam estar relacionadas.

Existem diferentes formas de avaliação psicológica e abordagens que norteiam a prática avaliativa, entre elas a avaliação psicológica colaborativa, onde existe um contato de colaboração entre avaliador e avaliando, e a avaliação psicológica terapêutica, que alinham a autodescoberta terapêutica e novos entendimentos com o processo de avaliação psicológica.

A avaliação dinâmica, é uma abordagem interativa que segue o modelo de avaliação, intervenção e avaliação, sendo empregada em contextos educacionais, podendo ser utilizada em outros contextos colaborativos.

Instrumentos de Avalição

O teste psicológico, é um instrumento que visa medir variáveis psicológicas, como inteligência, personalidade, aptidão, interesses, atitudes ou valores. Ele usa uma amostra do comportamento, que podem avaliar de respostas a um questionário escrito, ou respostas orais relacionadas ao desempenho de alguma tarefa. Podendo diferir de acordo com o conteúdo, formato, procedimento de administração, pontuação, interpretação e qualidade técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com