TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Métodos De Testagem Psicológica

Pesquisas Acadêmicas: E Métodos De Testagem Psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  2.314 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Princípios e Métodos de Testagem Psicológica

Professor: Marcela Mansur Alves

Estudo Dirigido – Prova 1

Nomes: Amanda Ribeiro S. Silva

Magda Aparecida Alberto

1. Defina teste psicológico.

Um teste é um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas. Isto significa que o um teste psicológico consiste em inserir o sujeito numa situação em que ele deve executar algumas tarefas, também previamente definidas e estabelecidas, sendo suas respostas (comportamentos) descritas geralmente por meio de números.

2. Quais são as principais finalidades de um teste psicológico?

A finalidade de um teste consiste em medir as diferenças existentes, quanto a determinada característica, entre diversos sujeitos, ou então o comportamento do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões, podendo ser a diferença inter e intra individual, respectivamente.

3. Diferencie testes psicométricos e impressionistas.

Os testes psicométricos se baseiam na teoria da medida e, mais especificamente, da Psicometria, isto é, usando números para descrever os fenômenos psicológicos, enquanto os testes impressionistas, ainda que possam utilizar números, não se fundamentam na teoria da medida, mas na descrição lingüística. Como conseqüência, os testes psicométricos fazem uso obrigatório da estatística, enquanto os impressionistas não necessitam de tal procedimento. Assim, diz-se que os testes psicométricos ‘‘medem’’, ao passo que os impressionistas ‘’caracterizam’’ os indivíduos, ou melhor, os atributos dos indivíduos. Outra diferença é que os testes psicométricos são maximamente padronizados em suas tarefas e em sua interpretação, de tal sorte que qualquer aplicador deve poder chegar aos mesmos resultados, enquanto os testes impressionistas normalmente apresentam tarefas não-estruturadas, sendo a decodificação e interpretação dependentes em grande parte do aplicador, de tal sorte que diferentes aplicadores podem chegar a interpretações e resultados até contrastantes. Por isso os testes psicométricos preferem utilizar técnicas de respostas do tipo escolha forçada, escala de respostas enunciadas com números que o sujeito deve simplesmente marcar, tornando, assim, a sua resposta sem ambigüidade para o aplicador apurar. Já os testes impressionistas requerem respostas livres dos sujeitos, tornando a sua apuração mais ambígua e sujeito aos vieses de interpretação do aplicador. Diz-se, também, que os testes psicométricos estão mais interessados no produto, enquanto os impressionistas se interessam mais pelo processo de testagem, isto é, com os comportamentos que o sujeito exibe durante a resolução de uma tarefa ou item, portanto os psicometristas garantem a objetividade e os impressionistas a subjetividade.

4. Cite 2 vantagens e 2 desvantagens dos testes individuais e dos testes coletivos.

Podemos citar como vantagem dos testes individuais a possibilidade de acompanhar o trabalho e as movimentações do cliente desde o início até o término, avaliando elementos como a ansiedade, por exemplo; há também a possibilidade de desenvolver bom relacionamento (rapport) com o cliente, sendo possível observar assim e tentar modificar alguns aspectos que influenciam no momento da avaliação. Umas das desvantagens é que aumenta o custo e o tempo da avaliação, exigindo assim mais do avaliador. As vantagens dos testes coletivos é que eles são muito mais econômicos em termos de custo e tempo, são mais fáceis de serem aplicados e corrigidos e são mais baratos que os individuais. Porém sua desvantagem é que ele não permite uma avaliação mais precisa e detalhada do indivíduo, podendo assim escapar alguns detalhes do avaliador que poderiam ser relevantes para uma avaliação posterior.

5. O que são testes de velocidade?

Os testes de velocidade dizem respeito ao fator tempo, ou seja, o tempo é tão curto que dificilmente alguém chega ao final. Esses testes avaliam a precisão do indivíduo a um determinado atributo.

6. Cite vantagens e desvantagens de utilizar o computador como aplicador de testes psicológicos.

As vantagens de se ter o computador como aplicador de testes é que ele permite uma melhor qualidade do material e melhor clareza sobre sua realização, além de uma maior rapidez na correção das respostas, aumentando assim a motivação do indivíduo, produzindo perfis psicológicos com maior agilidade e possibilitando estudos transculturais e trocas de informações a longa distância. As desvantagens, porém, são que o computador, contudo, não substitui o aplicador humano na observação do comportamento humano e na interpretação dos resultados dos testes; além disso, um dos grandes problemas da aplicação de testes via computador recai sobre a confiabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com