TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DOS RECURSOS HUMANOS

Pesquisas Acadêmicas: A VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DOS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

1. A VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DOS RECURSOS HUMANOS

1.1 Em que consiste e como consegui-la.

1.1.1 Em que consiste

Quando uma empresa possui uma combinação de fatores que a faça terem vantagens sobre outras empresas do mesmo ramo, chamas isto de vantagem competitiva. Essas vantagens podem ser menor preço, qualidade, atendimento, algo que as concorrentes não conseguem imitar.

1.1.2 Como obter a vantagem competitiva

1.1.2.1 Economias de escala

A compra em grande escala possibilita um valor unitário menor, poder de negociação, assim como acontece nos hipermercados., onde compram grande quantidade de lotes podendo assim exigir uma bonificação, caso contrario, trocariam de fornecedor.

Entretanto essa união em médio prazo pode ser desastrosa pela diferença cultural, entretanto se for bem organizada, reinvestido os resultados, estas alianças podem ser bem sucedidas, mas mostrara resultados a passos lentos e necessita atenção especial as pessoas.

1.1.2.2 Custo baixo ou diferenciação do produto

Os dois fatores dependem diretamente das pessoas. Para o custo baixo necessitamos de produção em larga escala, comprometimento do pessoal. Já a diferenciação do produto precisa ser algo singular, justificando o preço mais elevado. Em ambos os casos o processo fica dependente dos colaboradores da empresa, pois se no primeiro caso os funcionários fizerem corpo mole, a produção fica atrasada prejudicando a produção diária. Já no segundo caso necessita de treinamento e constante aperfeiçoamento das habilidades para produzir um produto único, caso o funcionário não esteja disposto a se aperfeiçoar produzirá produtos de má qualidade, e os clientes não mais compraram o produto.

1.1.2.3 Qualidade

Para algumas empresas sinônimo de competitividade é, qualidade, desta forma há um cuidado com a equipe, já que a conduta dela afetará diretamente o resultado da empresa.

1.1.2.4 Globalização

Já outras empresas acreditam que a vantagem competitiva é conseguida através da globalização, mesmo sem comprovação empírica. Dependendo do ramo da empresa a globalização se faz necessária. Entretanto esta globalização traz alem de vantagens algumas dificuldades adicionais para a administração de recursos humanos.

1.1.2.5 Marcas e patente

Hoje em dia ter uma patente não é certeza de fidelização do cliente, nem de uma vantagem competitiva. Tomando como exemplo a Apple, o seu nome já é sinônimo de qualidade, mas para isto a empresa investe em pesquisas constantemente, desenvolvendo cada vez mais produtos que atendam as necessidades dos clientes e muitas vezes antecipando uma necessidade que ainda nem mesmo o cliente sabe que tem. Graças a esse tipo de investimento que a marca possui uma legião de fiéis que enfrentam filas quilométricas no dia de lançamentos dos seus produtos. Não mais podemos acreditar que estas lealdades dos clientes se devem somente pela marca como acontecia no passado.

1.1.2.6 Uso de processo tecnológico avançado

O uso de tecnologia avançada exige pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com