TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Dos Executivos

Trabalho Escolar: A Vida Dos Executivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

novembro 28, 2010

Quem já não passou uma fase onde parece que tudo está fora do lugar? O relacionamento está ruim, crise no trabalho, falta de grana, crise existencial, seu projeto foi rejeitado… É preciso um pouco de jogo de cintura para lidar com as adversidades, mas quando tudo se desarmoniza não sabemos o que fazer e transformamos a situação em uma grande salada – o que só torna tudo ainda mais difícil.

São tantas as tarefas que precisam ser realizadas pra por tudo em ordem que nos sentimos impotentes frente a demanda tão grande. Mas esta sensação não ajuda, e corremos o risco de ficar paralisados, desanimados ou nos transformarmos em vítimas. Nenhuma destas atitudes resolve nossos problemas. Precisamos de calma e organização. Aproveitando estes momentos em que temos que mexer em quase tudo, podemos nos reinventar e dar novos rumos para a vida. Pensar em nossos problemas como desafios e lembrar que eles são temporários. Dimensioná-los. E mesmo sendo trabalhoso teremos a oportunidade de movimento e transformação.

O que realmente fará diferença é qual vai ser nosso olhar para este panorama, como vamos localizar as brechas de solução contidas em cada um dos problemas. Precisamos nos concentrar nas soluções. Para isso, antes, precisamos dividir em setores e olhar profundamente cada um. No trabalho o problema pode estar ligado à falta de planejamento ou mesmo a seu descontentamento com a atividade que desempenha. Para poder de fato solucionar você precisa antes entender o que acontece, reconhecer onde estão as reais dificuldades. E, assim, também em outros setores: resolver cada parte do problema separadamente.

Somos indivíduos com particularidades muito diferentes. Para alguns estar bem no trabalho pode garantir o humor no relacionamento e facilitar na organização do orçamento, para outros colocar contas em dia traz uma tranqüilidade que o torna mais produtivo no trabalho e sereno no relacionamento, e outros ainda só conseguem ficar bem se estiverem em harmonia no relacionamento e com a família. Saber como você funciona ajuda a priorizar, saber por onde começar para se sentir mais fortalecido.

E é sempre bom lembrar: você é a parte mais importante. Se não estiver bem, não vai conseguir transformar nada. As caminhadas ajudam a manter sua oxigenação cerebral – para poder pensar melhor, diminuir a ansiedade. Então, caminhe rápido e com ritmo durante trinta minutos, pelo menos, todos os dias. É um hábito bom inclusive para ganhar a sensação de movimento, de que as coisas estão andando. E, acima de tudo, tenha paciência. Algumas coisas demoram um pouco pra se resolver, mas outras, com uma mudança de atitude consciente, podem se transformar instantaneamente. Seja sempre otimista, o que não significa fora da realidade.

Artigo originalmente publicado no Jornal MetroNews.

Posted in Blog, Qualidade de vida, Terapia Corporal | Etiquetado: angústia, ansiedade, crise existencial, depressão, estresse, psicotererapia, Qualidade de vida, saúde, stress, vida executiva | Leave a Comment »

Síndrome da pressa: está correndo do que mesmo?

agosto 26, 2010

Será necessário tanta pressa? É mesmo tão urgente e imediato o que temos a fazer? Precisamos correr tanto e estar tão acelerados? Não seria esta urgência uma fantasia?

Perguntas assim surgem com a informação de uma nova síndrome sendo identificada e estudada por especialistas. Segundo eles, 30% dos brasileiros já sofrem com sintomas decorrentes da Síndrome da Pressa.

Precisamos repensar nossa correria e o desgaste que ela representa. Pensar em como fazer diferente. Andamos apressados, correndo e acelerados como se tudo fosse urgente, mas se você observar perceberá que na maioria das vezes a necessidade da pressa não é real. Algumas pessoas executam tarefas com rapidez, mas isso não quer dizer pressa. Rapidez vem da habilidade e facilidade pra fazer algo. Pressa é outra coisa: é o que leva você a tentar fazer todas as tarefas como se fossem urgentíssimas –e ao mesmo tempo já pensando na tarefa seguinte, correndo e se irritando de forma desproporcional com qualquer espera. Todos já nos sentimos assim em momentos de estresse. Mas isso não pode acontecer o tempo todo.

O hábito da correria desenfreada pode nos levar à síndrome da pressa. Pode também criar outros transtornos –ansiedade, síndrome do pânico, estresse, distúrbios do sono, deficiência digestiva, irritabilidade.

E a pressa é mesmo inimiga da perfeição: perdemos concentração e precisão, esquecemos coisas, nos acidentamos. Com isso, o trabalho sai mal-feito e é preciso refazê-lo. Ao repetir a tarefa, a justificativa de que corremos por ter urgência vai por água abaixo.

Existe hoje uma tendência de querer uma vida mais lenta –uma “slow life”. Cozinhar apreciando, andar pelas ruas podendo olhar as pessoas, ter bons momentos de descanso. Mais ainda: sentar com amigos pra papear sem a sensação de que precisamos estar em outro lugar, namorar sentindo o outro, brincar com os filhos, fazer exercícios sentindo os músculos… Tudo devagar.

Para combater a pressa e não deixá-la se transformar em síndrome, nossa principal aliada é a auto-observação. Estar atentos a nosso comportamento e perceber quando estamos acelerados além da conta. Só assim podemos interferir e desacelerar. A respiração é um recurso importante. Ela consegue alterar positivamente o metabolismo e nos acalmar. O suspiro é um exercício respiratório indicado. Diminui a frequência cardíaca e relaxa. É fácil: respire lento e profundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca com um som de suspiro. A cada respiração, a torne mais lenta e profunda. Faça isso por alguns minutos. Você pode e deve fazê-lo algumas vezes por dia, sempre que se sentir agitado ou acelerado. O suspiro é tão prazeroso que você vai colocá-lo no seu dia-a dia com facilidade.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo – 22/7/2010)

Posted in Blog, Qualidade de vida, Terapia Corporal | Etiquetado: dor muscular, estresse, massagem, massoterapia, medicina complementar, Qualidade de vida, saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com