TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação estratégica do RH

Por:   •  17/11/2015  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS[pic 1]


Aluna: Fabricia Maria dos Santos / Ellen Aparecida Areda Costa
Disciplina: Processos em Gestão de Pessoas
Professora: Maria Isabel Rolla França
8º Período – Graduação em Psicologia

“A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DO RH”

1 – QUAIS OS DESAFIOS E OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS?

Através da leitura do texto “A atuação estratégica do RG”, de André Ofenhejm Mascarenhas, percebi que o maior objetivo da gestão de pessoas é encontrar a pessoa certa e colocá-la no lugar certo. Segundo o autor, cada organização se insere em um ambiente institucional, econômico e cultural, que determinam a estrutura do modelo de gestão de pessoas. Segundo Golden e Ramanujam (1985), existem dois tipos pioneiros de articulação entre a área de pessoas e as equipes de planejamento estratégico, no primeiro, o RH não participa das formulações de estratégias, apenas, da implementação e no segundo, o RH participa da formulação de estratégias, fornecendo informações e discutindo sobre possibilidades, sendo assim, outro objetivo da gestão de pessoas é combinar a seleção e a motivação das pessoas com a estratégia da organização.
Diante do exposto, o maior desafio é colocar em prática os processos de gestão de pessoas. Elaborar um plano de carreira, contribuir para o melhor desempenho individual para que se aumente a qualidade dentro da organização, atrair, manter os melhores profissionais dentro da organização. Manter a qualidade de vida no trabalho e padrões de seguranças para as pessoas. Alinhar habilidades interpessoais com técnicas, garantir a motivação dos colaboradores.

2 – PORQUE A GESTÃO DE PESSOAS DEVE SER VISTA COMO CONTINGENCIAL E SITUACIONAL?

André Ofenhejm Mascarenhas relata que, a grande inovação associada à abordagem contingencial dizia respeito à necessidade de se alinhas estratégias e práticas de gestão de pessoas aos desafios específicos das organizações na busca de padrões de comportamentos compatíveis. A gestão de pessoas deve ser vista como contingencial e situacional, pois, depende de vários aspectos como a cultura, a estrutura e as características da organização. A atuação estratégica do RH basear-se-ia em análises minuciosas das variáveis do contexto dos negócios, de forma a viabilizar o alinhamento estratégico. Esta atuação incorpora a análise de duas grandes categorias inter-relacionadas de interesses aos profissionais do RH: As condições externas, que diz respeito às particularidades do ambiente e às condições internas, que diz respeito às decisões, intenções e inserção estratégica da empresa. Desta forma, o diagnóstico das condições do negócio deve contribuir para a formulação das estratégias empresarias, sendo essas definições essencias à formulação das estratégias de gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com