TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A bicicleta do meu pai

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

A bicicleta do meu pai

O filme retrata o reencontro de três gerações da mesma família que moram em diferentes partes. Esse reencontro acontece quando a avó deixa o avô e surgi uma oportunidade de rever seus conceitos e preconceitos, um conflito de gerações e uma reconciliação dessas três gerações.

Pela amplitude do universo de cada um ou pela aparência das pessoas, é impossível avaliar o valor, o caráter, as aptidões de cada ser humano, suas magoas, seu passado, suas dores, suas alegrias, etc.

Tudo isso traz à tona o que todos sabem que em nosso país, os idosos não têm privilegio ou respeito, como ocorre em outros países como o Japão, China, Índia. Envelhecer é novo em nossa cultura, por essa razão não sabemos ainda e não faz parte de nossa consciência coletiva como ter reflexões suficientes para suspender nossos preconceitos e buscar valorizar suas histórias de vida. “Tudo que restará de nós é o que os filhos e netos se lembrarão. ” O envelhecimento deve ser visto como o alcance de certo patamar de desenvolvimento humano, e não apenas uma recordação para nossos filhos e netos.

Através de uma conscientização familiar esse ciclo poderá ser quebrado. O respeito aos idosos começa no seio familiar, se não podemos mudar o conceito que o mundo pensa dos idosos, podemos sim, iniciar no nosso universo familiar.

Sabemos que a cada dia, envelhecemos, os anos de nossa vida ficam mais pesados para os mais novos, tanto quanto aos mais velhos, e em especial para estes, as avds criam obstáculos cada vez mais difíceis, obrigando-os a se tornarem dependentes e merecedores dos mesmos cuidados que às crianças. Ainda que não tenham mais o mesmo vigor, eles detêm a sabedoria e o conhecimento que não são aprendidos em escolas, faculdades ou livros, mas têm tal riqueza e sempre dispostos a partilhar.

O que ocorre na aposentadoria é que os idosos tendem a se afastar de suas relações sociais, o importante é sempre estabelecer novas relações fora desse convívio, isso fará com que não aconteça o isolamento.

Ao chegar a velhice e optar pelo divórcio na fase que pensamos, estariam mais acomodados e conformados com a rotina da vida a dois, que para eles é a busca do companheirismo, compreensão, afeto, e não apenas um jogo de prazer, que alguns conseguem se adaptarem bem a nova realidade, outros não.

Quando falamos em envelhecimento temos duas possibilidades para nossa vida, dois caminhos possíveis e ao mesmo tempo diferentes. Não aceitar essa transformação que irá fazer parte da nossa caminhada ou aceitar a velhice como uma transformação natural e ser feliz, buscando sempre vitalidade, cuidando do nosso corpo, aceitando-se, e acima de tudo respeitando seus limites, mas sempre com vontade de ir além.

FBV – DeVry – FACULDADE BOA VIAGEM

                                                 CAMPUS IMBIRIBEIRA    

                                    Psicologia do Desenvolvimento: Maturidade e Velhice

                                                                         Trabalho referente à disciplina

                                                                         Psicologia do Desenvolvimento:  

                                                                         Ministrado pela professora

                                                                         Marcela do curso Bacharelado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com