TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A maturidade compreendendo um intervalo médio de 40 a 60 anos de idade

Por:   •  11/2/2017  •  Dissertação  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Características

A maturidade compreendendo um intervalo médio de 40 a 60 anos de idade. Nessa fase o adulto costuma já ter conquistado certa estabilidade, provavelmente já tem um emprego fixo, uma família formada, estudos concluídos e planos para uma possível aposentadoria.

A maturidade não é uma descontinuidade e sim uma continuação da fase adulta em que o individuo já mais maduro toma suas escolhas embasadas por suas crenças, valores, e experiências.

      esse processo de envelhecer é continuo em que as preferencias do individuo não mudam     drasticamente, ou seja, elas acompanham esse caminho. As escolhas vão sendo feitas tendo por base as crenças, os valores e as experiências do indivíduo e, salvo em situações extraordinárias – como doenças graves, catástrofes etc., que conduzem o indivíduo a uma ressignificação da sua vida que, eventualmente, o impulsionam a mudanças drásticas –, o padrão de comportamento e das escolhas acompanha o desenvolvimento. (Sommerhalder, C, 2010, p 272)

Marcos desenvolvimentais

Apesar do processo de desenvolvimento humano ser uma continuidade é plausível que existem certos marcos desenvolvimentais em cada etapa desse ciclo de vida. Esses ganhos ou percas desenvolvimentais podem ser influenciados por fatores normativos graduados por idade e por história ou por fatores não normativos-  que atuam de forma concorrente na construção de regularidades e de diferenças individuais na trajetória de vida. (Neri 2006)

Nessa fase de vida já mais madura, pode-se considerar um ganho desenvolvimental a maior facilidade na tomada de escolhas, que vão desde o campo profissional ate o campo sentimental. Isso porque o adulto já mais maduro tem uma ampla bagagem de mundo que lhe possibilita ver uma situação de diversas formas e nisso tomar melhores decisões.

Um exemplo de um marco desenvolvimental não normativo pode ser um divórcio inesperado, ou a perda de um parente, são acontecimentos que não ocorrem com todos os indivíduos e que irão afetar de formas diferentes os indivíduos expostos a tais circunstâncias.  Outro marco na maturidade é o medo de envelhecer, isso não é uma regularidade porem é muito comum.  Esse medo advém do fato que muitas vezes a velhice é vista como deterioramento do indivíduo. Porem essa visão é equivocada e preconceituosa, já que a velhice é só mais uma etapa no curso de vida.

Pode-se citar como um marco regular em todas as mulheres o surgimento da menopausa. A menopausa é uma regularidade na vida das mulheres, e surge por volta dos 50 anos de idade. A menopausa pode causar transtornos psicológicos e mudanças físicas, como por exemplo, stress, tristeza, mudança abrupta de humor, inchaço, ondas de calor..., fatores esses que desestabilizam as mulheres, podendo causar sofrimento. Pensando nisso vê-se necessário alguns cuidados como por exemplo, o apoio e compreensão da família, exercícios de auto controle, e até acompanhamento psicológico para ajudar a mulher a passar de forma mais amena por essa fase.

É também nessa fase que começam a surgir certas limitações físicas no individuo, como menor disposição física e maior cansaço.

Cuidados essenciais que devem ser ofertados

Como toda etapa de vida a maturidade requer alguns cuidados específicos, que podem ser, aceitação, apoio, compreensão e adaptação, respeitando os limites físicos e psicológicos que começam a aparecer, possibilitando assim uma vida saudável. E, como diz  Baltes (1997, citado em Neri, 2006, p.21) ‘’para que o desenvolvimento se estenda até as idades avançadas, são necessários avanços cada vez mais expressivos na evolução cultural e na disponibilidade de recursos culturais’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com