TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISES DO GRUPO CARREFOUR BRASIL

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.536 Palavras (19 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 19

ANÁLISES DO GRUPO CARREFOUR BRASIL

FORTALEZA - CEARÁ

2018

ANÁLISES DO GRUPO CARREFOUR

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Grupo Carrefour é a rede varejista de produtos alimentares líder no Brasil, em termos de venda, sendo ainda a única rede de lojas próprias com presença em todo território nacional. Atua no comércio de produtos alimentares e não-alimentares em mais de 150 cidades, e em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Opera em uma plataforma omnicanal, dual-model e multiformato, que permite atender às necessidades de seus consumidores e à constante evolução dos seus hábitos de compra, por meio de uma rede de lojas físicas composta, em 31 de dezembro de 2017, por 634 pontos de venda, além de uma plataforma de e-commerce e marketplace em rápida expansão. Suas marcas Atacadão e Carrefour estão entre as mais reconhecidas nos formatos de atacado de autosserviço e de hipermercado no Brasil.

Possuem também uma atividade de crédito ao consumidor, que conduz através do Banco CSF, seu segmento de Soluções Financeiras, intimamente integrado aos seus segmentos de Varejo e Atacadão. É o maior varejista operador de cartão crédito do país e a única empresa de crédito ao consumidor de operação própria entre as maiores no setor de varejo alimentar brasileiro, de acordo com a Card Monitor.

 A integração de seu segmento de Soluções Financeiras com seus segmentos de Varejo e de Atacadão lhes permite criar e implementar promoções, soluções de pagamento e crédito diferenciadas, de forma a alavancar as suas vendas, movimento tráfego e fidelização de clientes.

Tem uma história de mais de 40 anos no mercado varejista brasileiro, e conta com uma equipe de gestão altamente qualificada, composta por profissionais experientes, com um sólido histórico de resultados e crescimento.

2 VISÃO GERAL DA EMPRESA

2.1 Setores de atuação

2.1.1 Varejo

Consiste na venda de produtos alimentares e não-alimentares aos consumidores finais, por meio de três formatos distintos:

  • Hipermercados sob a bandeira Carrefour: são 103 hipermercados localizados nas principais regiões econômicas do Brasil e possuem uma área média de vendas de aproximadamente 7.100 metros quadrados. Eles oferecem uma ampla variedade de produtos alimentares e não-alimentares.
  • Supermercados, sob a bandeira Carrefour Bairro: são 41 supermercados estão localizados no estado de São Paulo e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Brasília. Têm uma área média de vendas de aproximadamente 1.600 metros quadrados e oferecem ampla variedade de produtos alimentares, bem como de produtos voltados para as necessidades básicas do lar (até 18.000 SKUs).
  • Lojas de conveniência, sob a bandeira Express: contando com 119 lojas Express instaladas em áreas comerciais de grande movimento e em áreas residenciais densamente povoadas na região da grande São Paulo. As lojas de conveniência possuem uma área média de vendas de 190 metros quadrados e oferecem uma variedade de produtos essenciais de alta qualidade (até 4.500 SKUs). 

2.1.2 Serviços com cartão de crédito

  • Cash-and-Carry: Consiste na venda de produtos alimentares sob a bandeira Atacadão para consumidores finais, revendedores e fornecedores do setor de serviços de alimentação que buscam preços baixos e grande volume de compras. Possui 146 lojas de atacado de autosserviço e estão localizadas em grandes e médios centros urbanos.

2.1.3 Vendas em plataformas digitais

  • E-commerce: Atualmente focada em produtos não-alimentares, a plataforma oferece uma grande variedade de produtos por meio de uma moderna interface de compras on-line e de atendimento pós compra.

2.1.4 Outros setores de atuação

  • Serviços Complementares: Como serviços complementares aos consumidores, operam 126 drogarias e 76 postos de combustíveis em dezembro de 2017.

2.2 Locais de atuação

A Companhia está presente em todos os estados do país por meio das lojas do Atacadão e suas operações de atacado, Carrefour Hipermercados, Carrefour Bairro Supermercados, lojas de conveniência Carrefour Express, Carrefour.com, plataforma de e-commerce de não-alimentos e de alimentos, além de oferecer diversos serviços para a conveniência dos clientes, como postos de combustível e drogarias.

O Grupo Carrefour também controla e opera o braço de crédito ao consumidor, Carrefour Soluções Financeiras, cujo propósito é dar suporte às atividades de atacado e varejo do Grupo. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 634 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 49,7 bilhões no Brasil em 2017 e uma equipe de mais de 80 mil colaboradores, a empresa é a maior distribuidora de alimentos do país e a segunda maior operação do Grupo Carrefour no mundo.

No Brasil, a região que registra a maior quantidade de pontos de vendas do Grupo Carrefour é a Região Sudeste (68%), em seguida estão as regiões Nordeste (11%), Centro Oeste (9%), Sul (8%) e Norte (4%).

2.3 Produtos e Serviços

A seguir serão apresentados os produtos e serviços disponibilizados pelo Grupo Carrefour:

2.3.1 Supermercados Carrefour

O Carrefour Bairro que oferece um supermercado completo, com feira super variada com frutas e verduras, padaria com bolos, tortas e pães, açougue com cortes especiais e muito mais.

 

2.3.2 Carrefour.com.br

A loja virtual do Carrefour coloca as ofertas e preço justo encontradas em todas as unidades a apenas um clique do consumidor.

2.3.3 Carrefour Express

O Carrefour Express é a loja de conveniência Carrefour. As unidades estão instaladas nos postos de combustível Carrefour.

2.3.4 Carrefour Soluções Financeiras

Em maio de 2007, o Grupo Carrefour consolidou sua instituição financeira e passou a proporcionar aos seus mais de 8 milhões de clientes do Cartão Carrefour, novos produtos e serviços. Presente em todo o território nacional, tem como missão ser a melhor opção na oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros para o público alvo do Grupo Carrefour.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (103.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com