TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música Na Educação Infantil

Exames: A música Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

A música na Educação Infantil

Qual a importância da música durante o período infantil num ambiente escolar?

Apresentar a importância da música para o desenvolvimento da sabedoria e do convívio social dos alunos de educação infantil e o poder que ela tem de contribuir para a aprendizagem, se faz cada vez mais necessária levando-se em conta que esse tipo de atividade está cada dia mais presente na vida escolar.

Saber aliar a prática educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo, além de ser um agente facilitador do processo educacional, e poder ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de alguns.

A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época. Ao longo do tempo as preferências musicais da população podem mudar constantemente, isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico e a grande influência que os meios de comunicação exercem sobre os indivíduos.

Quais foram os fatores que deram origem a essa idéia?

Segundo Bréscia (2003, p.25), a música é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações”. Conforme dados antropológicos as primeiras músicas foram usadas em rituais, com o passar do tempo começou a ser utilizada em louvadores.

Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte.

Em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, Negrine (1997, p. 4), afirma que: "quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica".

A música é composta basicamente por sons, ritmos, melodia e harmonia. Os sons são as vibrações, o ritmo é o efeito da duração dos sons, melodia é a sucessão ou repetição do ritmo e a harmonia é a combinação dos sons de forma que se torne agradável aos ouvidos.

A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano, e é também um fator determinante na personalidade do indivíduo, uma forma de expressão social e cultural pouco valorizada e muitas vezes banalizada. Contudo, é sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade, porém em nossas escolas ainda há certo descaso em relação a essa prática.

Por que as escolas estão adotando essa nova inclusão da música como um auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento da criança?

Porque visa uma aprendizagem significativa, e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje, se faz cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado mais prazeroso e estimulante. Com isso, pode-se dizer que as crianças estarão bem preparadas para se tornarem cidadãos críticos e capazes de resolverem situações problemas.

A música também pode contribuir, tornando o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usada para relaxar os alunos depois de atividades físicas, acalmando os alunos diante da tensão de uma prova, por exemplo, além de ser um poderoso recurso didático.

As aulas em que se utilizam desse recurso devem ser feitas de forma a introduzir a magia dos sons, permitindo as crianças à criação e a execução de atividades musicais. Nessas aulas os alunos podem construir instrumentos musicais com materiais sucatados, desenvolvendo a coordenação motora enquanto se descontraem cantando, além de ampliarem o vocabulário.

Na aprendizagem, a música é muito importante devido ao desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e outros dons e aptidões, devendo estar presente cada vez mais nas salas de aula.

A música no cotidiano escolar não só ajuda no aprendizado, mas também nos casos de crianças que tenham problemas de relacionamento ou inibição, e para isso é preciso aliar música e movimento. Como exemplo, atividades de dança que podem contribuir para a adaptação dessas crianças em seu meio escolar.

Distintas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização, pois, ela atende diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual. A escola e os educadores devem procurar usar desse meio para sensibilizar as crianças na construção de seus saberes e para despertar a conscientização quanto às possibilidades de a música favorecer o bem-estar e o crescimento do saber dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.

“Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com