TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Área de Aplicação da AEC Esquizofrenia

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE FACTUM

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

Área de aplicação da AEC - Esquizofrenia

Aluna Maristela Martins Carvalho Carrion

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento

Área de aplicação da AEC - Esquizofrenia

O livro Modificação de Comportamentos – O que é e como fazer – 8ª Edição, de Garry Martin, Joseph Pear, traz no capitulo 2° uma visão geral das Áreas de Aplicação e as técnicas de modificação de comportamento, descrevendo brevemente as principais. Entre várias áreas de aplicação, a esquizofrenia é considerada uma doença crônica, altamente incapacitante, com déficits comportamentais. Conforme a literatura, em 1950, teve poucos estudos, em 1960, os terapeutas comportamentais dedicaram atenção, mas em 1970, teve um decrescente interesse, onde pequeno número de artigos científicos foram publicados. O assunto trouxe um despertar de curiosidade e preocupação, mesmo, com clara evidência do sucesso de tratamentos por modificação de comportamento nessa população.

A pesquisa disponível indica considerável sucesso no tratamento a esses pacientes com baixa qualidade de vida, relacionamentos sociais inadequados, famílias despreparadas. Técnicas cognitivo comportamentais foram utilizadas para reduzir ou eliminar alucinações ou delírios, interações sociais positivas, habilidades de comunicação, habilidades de assertividade e habilidades de busca de emprego (Bellack e Hersen, 1993).

De acordo com o artigo pesquisado, “ESQUIZOFRENIA E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA”, publicado no Caderno de Graduação em novembro de 2017, atualmente, a esquizofrenia é definida pela Organização  Mundial  da  Saúde  (OMS), como uma perturbação grave caracterizada por distorções de pensamento e percepção, estados emocionais inapropriados, comportamentos perturbados e presença  de  crenças  falsas,  que  acomete  pessoas  no  fim  da  adolescência  ou  começo  da vida adulta e cujo curso varia, podendo favorecer a recuperação dos sintomas ou progredir para a cronicidade (OMS, 2001).

Conforme o artigo, apresenta as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) de Aaron Beck, onde trabalha focando na interação entre pensamento, emoção e comportamento. A TCC busca reduzir os sintomas, ensinando o paciente a analisar, enfrentar e mudar pensamentos e crenças disfuncionais, melhorando a qualidade de vida.

Portanto, a aplicação da AEC é de extrema importância no tratamento da esquizofrenia, utilizando as técnicas, definindo os comportamentos alvo, fazendo a mensuração e concluindo com a modificação, avaliando o resultado. Inclui-se a alteração dos aspectos do ambiente que alteram o comportamento do paciente, ajudando-o a funcionar melhor no ambiente público, privado, em sociedade. Já que até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença, fica comprovado que a TCC contribui e muito para o alivio, o convívio e a qualidade de vida do indivíduo portador da doença, “a Análise do Comportamento já entendia a esquizofrenia pensando o comumente chamado “sintoma” como mais um comportamento a ser analisado (Skinner, 1956/2015). “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com