TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e a Moral

Seminário: A Ética e a Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Seminário  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

A Ética e a Moral no processo da formação do indivíduo enquanto sujeito de direito sabendo que o homem, para ser social precisa aprender com seus semelhantes, necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamentos. Segundo Oliveto (2012, p.24) pesquisadores americanos identificam processo cerebral ligado a valores fundamentais das pessoas, estudos podem orientar políticas públicas que buscam ordenar a vida em sociedade. Sobre o cérebro humano é relevado que a espécie humana adquiriu a capacidade de avaliação moral com a própria seleção natural. Tudo indica que as instituições necessárias na produção de um cérebro capacitado para distinguir o certo do errado já vêm com certificado da origem do humano, ou seja, elas estejam no DNA de cada um de nós. (Rev. Jur. Consulex, nº 347, p. 66)

A definição da ética sendo a parte da filosofia que origina do grego ethos, que quer dizer "modo de ser", ou "caráter", enquanto maneira de vida que o homem adquire ou conquista. A ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Mais objetivamente, pode-se definir a ética como um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano, moral, tal como colocado por Adolfo Sánches VÁZQUEZ (1982). Já a moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes, normas ou regras e valores adquiridos com o passar do tempo, que se constitui um processo de formação do caráter da pessoa humana. “Estes podem, eventualmente, determinar se uma pessoa pode ser moral (segue os costumes até por conveniência), mas não necessariamente ética (obedecendo a convicções e princípios). Tais definições são abstratas porque não mostram o processo como a ética e a moral efetivamente, surgem.” (BOFF, Leonardo, p.37) .

Kant escreve que a formação moral não é coisa tão fácil assim de ser garantida. Ser “moral” implica em pensar no outro, em qualquer ser. O indivíduo tem que ter vontade: querer, racionalizar além do próprio "eu“, às vezes, em perder vantagens imediatas, tudo baseado num princípio formalista, o que interessa é o respeito à própria lei moral, e não interesses, fins ou consequências de um ato ou do próprio eu. A vida moral integra o conjunto da existência de instância globalizadora da pessoa moral, na unificação da vida com o conjunto da existência pessoal mediante a relação do “ethos” ou caráter moral. Sendo assim, as diversas instituições de nossa sociedade, (os fatores reais de poder), tais como a família, as escolas, as igrejas e os governos, fazem parte da formação moral do indivíduo. A dramática instabilidade de nosso sistema de valores, do mundo e da sociedade altamente globalizada, o dilema da necessidade premente de ter, vencer e ultrapassar os limites do humano, que leva o indivíduo para absurda violência (à hubris), perante si e os demais humanos ou a ajustar-se às condições humanas de sobrevivência (BERGERET,1990). A não – reação, a não – resistência, a vulgarização da violência, das drogas, do álcool, sexo e outros fatores, que fazem da vida uma forma banalizada, criada através das relações múltiplas e ilimitadas dentro da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com