TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia cognitiva comportamental

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  3.364 Visualizações

Página 1 de 15

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

JOANITA DE JESUS SANTOS

        

  O PSICÓLOGO HOSPITALAR NO CUIDADO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO

 

                                     

             PORTO VELHO

2020

  O PSICÓLOGO HOSPITALAR NO CUIDADO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO

Joanita de Jesus Santos[1]

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O presente artigo tem como finalidade apresentar as atribuições do psicólogo hospitalar que trabalha a situação do adoecimento da criança, auxiliando a mesma sobre sua condição de adoecida. O objetivo geral foi apontar o papel do psicólogo hospitalar no cuidado com crianças em situação de adoecimento, destacando a situação da criança hospitalar, mostrando a atuação do psicólogo e apresentando seu trabalho dentre o ambiente hospitalar. Este artigo utilizou procedimentos de revisão de literatura dos assuntos relacionados ao tema proposto, psicologia da saúde e a criança hospitalizada, por meio de uma pesquisa qualitativa com um direcionamento descritivo de investigação, através de informações bibliográficas coletadas por sites os meios de comunicação , periódicos, livros e sites oficiais que abordam o tema proposto que o psicólogo dentro do ambiente hospitalar trabalha para fornecer suporte emocional e promover o bem-estar da criança, acompanhando a família e ajudando para que o quadro de saúde da criança apresente melhorias significativas, uma vez que a criança necessita desse suporte emocional, adaptação ,informações e o psicólogo traz ferramentas de desenvolvimento pratico de enfrentamento da doença, compreendendo as alterações emocionais oriundas da hospitalização, e mostrando suporte psicológico frente a condição de doente, ajudando na melhoria da saúde e estimulando sentimentos de tranquilidade perante a internação.

PALAVRAS-CHAVE: Psicólogo. Hospitalar. Crianças. Adoecimento.

1. INTRODUÇÃO

A psicologia da saúde vem ao longo dos anos buscando compreender teorias e integração pratica sobre  o papel do psicólogo na instituição hospitalar e no processo de adoecer das crianças, apresentando intervenções psicológicas e analisando o trabalho do psicólogo hospitalar diante da situação de adoecimento das crianças, visando compreender a atuação do psicólogo na instituição hospitalar  e verificar como se dar as contribuições desse profissional no ambiente hospitalar, a fim de minimizar o sofrimento da criança doente, e procurando identificar as melhores formas de tratamento para a criança  adoecida.

O psicólogo hospitalar trabalha sobre conceitos práticos e significativos a situação de adoecimento da criança, auxiliando a mesma sobre sua condição de adoecimento. Desenvolvendo técnicas para que se possa minimizar o sofrimento vivido pela criança em sua situação de adoecimento. O profissional em psicologia hospitalar trabalha junto aos familiares para promover comunicação e demandas de estrutura emocional dos familiares para que a criança se sinta acolhida mesmo com a doença e possa desenvolver flexibilidades nos momentos difíceis.

A delimitação do tema escolhida foi a atuação do psicólogo hospitalar junto as crianças em situação de adoecimento, sendo que o psicólogo na área da saúde busca promover a saúde e o bem-estar das crianças hospitalizadas e necessitam de suporte emocional.

A família tem um grande papel dentro do trabalho realizado pelo psicólogo hospitalar, pois a criança se sente frágil perante a doença e os familiares possibilitam o início do vínculo, uma vez que o inicio da internação é um processo de estresse e tensões. Ressaltando que o psicólogo ao conhecer a criança se inicia um processo de reestruturação cognitiva, um modelo terapêutico que busca elaborar ações que forneçam suporte emocional para criança.

O objetivo geral do artigo foi apontar o papel do psicólogo hospitalar no cuidado com crianças em situação de adoecimento, destacando a situação da criança hospitalar, mostrando a atuação do psicólogo e apresentando o trabalho do psicólogo no ambiente hospitalar.

A relevância do tema se encontra no fato de que as crianças quando ficam hospitalizadas se sentem fragilizadas e dependendo do seu quadro de saúde, elas podem precisar de suporte psicológico, logo, o psicólogo entra nesse cenário com participação significativa, construindo um modelo informações clinicas para trazer bem-estar para criança, mantendo os informados, confortando-a e incentivar os seus familiares a permanecerem fortes durante todo o processo de internação e recuperação.

Este artigo utilizou procedimentos de revisão de literatura dos assuntos relacionados ao tema proposto, psicologia da saúde e a criança hospitalizada, por meio de uma pesquisa qualitativa com um direcionamento descritivo de investigação, através de informações bibliográficas coletadas por sites os meios de comunicação, periódicos, livros e sites oficiais que abordam o tema proposto.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentação Teórica

2.1.1 A criança adoecida

A psicologia da saúde em seu campo de atuação trabalha em diferentes áreas e contextos para promoção de saúde. O psicólogo hospitalar trabalha os aspectos psicológicos do sujeito adoecido visando minimizar o sofrimento advindo do ambiente hospitalar. O psicólogo hospitalar considera o sujeito em sua globalidade, mas sempre visando os aspectos psicológicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com