TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICO EDUCAÇÃO TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL

Por:   •  19/6/2020  •  Resenha  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOEDUCAÇÃO TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL

        Origem: A teoria cognitiva foi desenvolvida como uma breve psicoterapia, estruturada, orientada para o presente, com intuito de resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e comportamentos disfuncionais.

        Tese: Essa teoria acredita que os pensamentos disfuncionais sejam comuns a todos os distúrbios psicológicos. Ou seja, todos os problemas psicológicos estão ligados as avaliações cognitivas que os indivíduos fazem das situações que vivem.

O modelo cognitivo que baseia a terapia cognitiva levanta a hipótese de que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados pela percepção que essas têm dos eventos que vivenciam. Sendo assim, o mesmo evento pode provocar reações diferentes em pessoas diferentes, de acordo com a avaliação que cada um fizer da situação.

[pic 1]

Por exemplo:

Pessoa A        Pessoa B[pic 2][pic 3]

Pensamentos Automáticos: ocorre no nível de pensamento que opera simultaneamente com o nível mais óbvio e superficial do pensamento, ou seja, os pensamentos avaliativos rápidos, denominados de pensamentos automáticos.

Os pensamentos automáticos não são decorrentes de deliberação de raciocínio, mas podem ser reconhecidos quando nos atentamos a eles.

Quando ocorre uma mudança no estado de humor, deve-se identificar o pensamento disfuncional que provocou a mudança, e ao perceber o pensamento errôneo, podemos corrigi-lo e então percebemos que o nosso humor melhora.

Crenças Intermediárias: As crenças intermediárias, são compostas por atitudes, regras e suposições. São Crenças mais nucleares que atribuem significado as contingências (situações). São regras subjacentes para o processamento de informações:

  • Atitude – é terrível ser inadequada
  • Suposições (positiva) – Se eu trabalhar duro, eu posso fazer as coisas bem.
  • Suposições (negativa) – Se eu não trabalhar muito, vou fracassar.
  • Regras – Eu deveria sempre me esforçar ao máximo.
  • Regras – Eu deveria ser excelente em tudo o que eu faço

Crenças Centrais: Desde a infância, a partir da interação da criança com o meio, as pessoas desenvolvem crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. São ideias mais centrais da pessoa a respeito do self (si mesmo).

Essas crenças com o decorrer do tempo passam a ser tão fundamentais que praticamente não são discutidas e repensadas, é o que chamamos de crenças centrais.  Os pensamentos automáticos são condizentes às crenças centrais do indivíduo, e podem ser disfuncionais ao ponto de que essas mesmas crenças são erradas, porém rígidas e generalizadas.

        Na interação com o meio, o indivíduo discrimina no ambiente, situações que “comprovem” sua hipótese sobre si mesmo, por exemplo, uma pessoa que se ache incapaz de fazer algo correto, fica focado apenas nas situações em que falhou. Crenças centrais negativas, que são presentes em distúrbios psicológicos, podem surgir em momentos de estresse emocional, mas parecer irreais quando o indivíduo está bem.

O foco do tratamento é a crença que está por trás do pensamento disfuncional. O terapeuta então deve ensinar o paciente a identificar, avaliar e modificar os pensamentos, a fim de produzir alívio de sintomas.

O que é COGNIÇÃO?


De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos. É portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória. Esse processo de conhecer envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

  • Cognições têm influência sobre as Emoções e Comportamentos

  • O padrão comportamental (Esquemas) afeta os Pensamento e Emoções

Avaliação Cognitiva Contínua de acontecimentos internos e externos é baseada em:

  • Eventos estressantes
  • Comentários ou ausência de comentários alheios
  • Memórias de eventos passados
  • Sensações corporais
  • Outros fatores importantes
  • Genética
  • Aspectos neurofisiológicos
  • Sistema Endócrino (Depressão)
  • Contingências Ambientais
  • Relacionamentos Interpessoais atuais e passados

  • Consciência: Estado de Atenção
  • Monitora o ambiente
  • Relaciona as Memórias
  • Controla e Planeja as ações

[pic 4]

ERROS COGNITIVOS

Equívocos característicos na lógica do pensamento automático e cognições.

Tipo de Erro

Exemplo

Abstração Seletiva

Uma pessoa deprimida, com baixa autoestima, não recebe uma ligação de feliz aniversário de um amigo muito próximo. A pessoa pensa “estou perdendo todos meus amigos; ninguém liga mais para mim; Esta pessoa, por exemplo, não leva em conta que o amigo esteve com problemas pessoais sérios; que sempre ligou; que muitas outras pessoas ligaram.

Inferência Arbitrária

Quando é pedido para uma pessoa muito ansiosa prever a chance de ela sofrer um acidente de carro, ela diz 20%, mesmo que todo mundo tente convencê-la que seria muito improvável que ela sofresse este acidente, sem alguma razão aparente.

Supergeneralização

Quando uma dona-de-casa deprimida deixa o arroz queimar, ela pensa: “não estou mais conseguindo nem cuidar da casa e de minha família. Não consigo fazer nada certo”.

Maximização e Minimização

Maximização: O marido percebe que o cheque não está preenchido corretamente e diz a esposa “estamos com um grande problema”.

Minimização:Ao conseguir tirar uma boa nota na prova, uma aluna pensa: “a prova estava muito fácil mesmo. Por isso fui bem”.

Personalização

A esposa vê que o marido acrescentou um pouco de sal a comida e ela pensa “ele detesta minha comida”.

Pensamento Absolutista

Exemplo: Um homem acredita que seu vizinho está sempre de bom humor e sorrindo o tempo todo. Passa a pensar: “poxa vida. Tudo dá certo para ele. Para mim, as coisas estão cada vez piores”.

Rotulação

A identidade da pessoa é retratada tendo por base suas imperfeições e os erros que cometeu no passado, e ela permite que estes a definam. Ex. após contínuos erros na preparação da refeição a esposa pensa “eu não valho nada” em vez de reconhecer o erro como pouco importante.

Visão de túnel

Quando os parceiros só percebem o que querem perceber ou que se ajusta ao seu estado de espírito atual. Ex. um homem que acredita que sua esposa “só faz o que quer” pode acusá-la de fazer uma escolha baseada em razões egoístas.

Explicações tendenciosas

Pensamento que os parceiros desenvolvem durante períodos de estresse, considerando automaticamente que o cônjuge tem um motivo negativo alternativo por trás da sua intenção. Ex. a esposa diz a si mesma que o marido está representando romantismo porque quer algum favor meu.

Leitura da mente

É o dom mágico de ser capaz de saber o que a outra pessoa está pensando sem a ajuda da comunicação verbal. Alguns cônjuges acabam atribuindo intenções injustificadas um ao outro. Ex. o marido pensa consigo mesmo: eu sei o que está passando na cabeça dela. Ela acha que eu não estou percebendo o que ela está fazendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com