TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Por:   •  3/10/2020  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ALUNO 

LUÍS HENRIQUE DOS SANTOS PAIVA 

MATRÍCULA 

01284255 

DISCIPLINA 

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO 

DATA

27/09/2020

PROFESSOR 

ALEXANDRE QUINTELA PONTE

ATIVIDADE AV1 

TURMA 

 8 NNB 

CÓDIGO DA TURMA 

 APP0120108NNB   

NOTA 

 

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO: UMA PRÁTICA DE CUIDADO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO COTIDIANO DE TRABALHO DA(O) PSICÓLOGA(O) PARA ALÉM DA CLÍNICA TRADICIONAL

Dentro das várias possibilidades de atuação do profissional da Psicologia, o aconselhamento psicológico figura como uma área do conhecimento bastante ampla e que envolve uma prática educativa, preventiva e de apoio situacional, ela é multiprofissional podendo também ser desenvolvida por diferentes profissionais tais como educadores, assistentes sociais, religiosos dentre outros. Sua origem deu-se com Frank Parsons, em 1909, e tinha nesse período o objetivo de promover ajuda a jovens em processo de escolha da carreira.

Assim como a psicoterapia o aconselhamento psicológico objetiva a promoção da saúde mental, uma vez que ambas são tarefas ligadas a uma relação de ajuda e preconizam o acolhimento das pessoas em sofrimento psíquico. O aconselhamento visa ajudar indivíduos a planejar, tomar decisões, lidar com as pressões da vida e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.

O aconselhamento psicológico destaca-se por seu caráter pontual, com ênfase no presente, brevidade no atendimento e focado na ação (resolução de problemas). O psicólogo deve ser capaz de facilitar o processo de autoconhecimento por parte de seu cliente, a fim de que possa buscar, por si mesmo, o seu crescimento pessoal e a autorrealização.

Através da breve explanação das características que alicerçam a prática do aconselhamento psicológico podemos observar a importância dele no contexto da promoção da saúde mental configurando dentro das outras possibilidades de intervenção (psicoterapia, serviço especializado, etc) como uma mecanismo de intervenção eficiente que oferece auxílio estruturado e personalizado para o manejo de situações difíceis e de crise e que exigem ajustamentos e adaptações, para a solução de problemas específicos e para a tomada de decisões.

        

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com