TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOR DEMAIS

Pesquisas Acadêmicas: AMOR DEMAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

1º) A energia de ionização, também conhecida comopotencial de ionização, é a energia mínima necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso.O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.Portanto, a variação da energia de ionização na tabela periódica, numa mesma família, aumenta de baixo para cima, e, num mesmo período, da esquerda para a direita. Esse crescimento é inversamente proporcional ao crescimento do raio atômico. É por isso que, conforme visto no texto “Raio atômico: O tamanho do átomo”, o sentido do crescimento dele na Tabela Periódica é exatamente o contrário (de cima para baixo, da direita para a esquerda) do sentido do aumento da energia de ionização. Outro aspecto importante é que, quando analisamos a primeira e a segunda energia de ionização de um sódio (veja a tabela abaixo), verifica-se que a segunda energia de ionização é sempre maior que a primeira. E a terceira energia de ionização é ainda maiorEsse fato ocorre porque quanto mais elétrons se retiram, maior será a atração que o núcleo exercerá sobre os demais elétrons. Consequentemente, haverá um aumento na energia de ionização; ou seja, será necessário fornecer mais energia para romper essa atração com o núcleo. Por exemplo, considere o caso do magnésio. Como ele pertence à família 2, ele possui dois elétrons na camada de valência. Assim, a energia de ionização para retirar um desses elétrons é 738 kJ . mol-1. Já para retirar o segundo elétron, essa energia aumenta para 1450 kJ . mol-1. Com isso, ele fica com apenas duas camadas ou níveis eletrônicos; portanto, os elétrons estão muito próximos e atraídos ao núcleo. Sua camada de valência agora possui 8 elétrons e para retirar mais um desses elétrons será necessário muito mais energia que na primeira e na segunda energia de ionização (7730 kJ . mol-1). Por esse motivo, o magnésio é encontrado na natureza com a carga +2.

2º) Esse gigante da ciência é mais conhecido por seu modelo atômico, que foi chamado de modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois Böhr propôs um modelo atômico revolucionário que mantinha, porém, as principais características do modelo proposto anteriormente por Rutherford. Para saber mais detalhes sobre esses dois modelos, você poderá ler os textos “O átomo de Rutherford” e “O átomo de Böhr”. Mas, resumidamente, a sua teoria atômica baseou-se no princípio da quantização da energia proposto por Planck. Ele observou que elementos, se aquecidos, emitem energia em um conjunto de linhas distintas chamadas espectro de linha, e desenvolveu a ideia de que os elétrons só podem existir em órbitas limitadas a certas posições, com energias distintas. O elétron só passa de uma camada de energia para a outra quando ele absorve energia de uma fonte externa, em unidades discretas de energia, chamadas quanta. Dessa forma, ele salta para uma órbita mais externa na eletrosfera do átomo, e quando ele retorna para a órbita menos energética, ele perde, na forma de onda eletromagnética, a energia que absorveu antes. Essa onda eletromagnética é na região do visível; assim, ele explicou a luz emitida ao se aquecer diferentes materiais e o espectro eletromagnético do hidrogênio.

Böhr publicou a sua teoria atômica no ano de 1913. Um fator interessante é que ele até mesmo adiou a sua lua de mel para escrever esse trabalho; mas com certeza valeu a pena, pois este lhe rendeu oPrêmio Nobel de Física em 1922, aos 37 anos de idade.

3º)

A energia de rede de um cristal iônico pode ser definida como a variação de energia que ocorre quando se aproximam os íons que constituem um cristal do infinito até a distância de equilíbrio. 1) Formação de cloreto de sódio : a formação de uma mole de cloreto de sódio a partir dos seus elementos sob condições padrão produz 411 kJ e é chamado de entalpia de formação padrão:

Na (s) + ½ Cl 2 (g) → NaCl (s) AH f ° = - 411 kJ / mol

2) entalpia padrão de atomização de cloro (AH em °): a energia necessária para atomizar o gás de cloro em cloro atómica é conhecida como a entalpia de atomização de cloro. E 'um processo endotérmico, pois requer a quebra do vínculo de cloro-cloro:

½ Cl 2 (g) → Cl (g) ÔH um ° (Cl 2 ) = + 121 kJ / mol

3) A afinidade eletrônica do cloro AH e ° (Cl): é a energia produzida quando um mol de cloro gasoso atômico compra um mol de elétrons para dar íons cloreto. A afinidade eletrônica do cloro é de 349 kJ / mol:

Cl (g) + 1 e - → Cl - (g) AH e ° (Cl) = - 349 kJ / mol

4) Energia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com