TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO FILME CORINGA- MODELO DE PSICOPATOLOGIA EM AC.

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas Comportamental

Professor: Roberto Gomes      Acadêmicos: Nathália Silva de Souza e Lucimara Gomes da cruz

ANALISE DO FILME CORINGA- MODELO DE PSICOPATOLOGIA EM AC.

O filme nos faz refletir sobre o tanto que as pessoas com transtornos mentais são tratadas de maneira desumana e violenta pela sociedade, e no quanto isso pode afetar ainda mais no comportamento do individuo. Percebe-se que o Arthur Fleck, tem transtornos mentais biológicos, especificamente ele tem uma síndrome, onde ele passa por situações que não consegue controlar suas risadas. Sabemos que para a AC, o individuo nasce com uma predisposição a responder de determinada maneira a qual foi herdada por seleção de genes; a partir da sua concepção ele começa a interagir com o mundo e seus comportamentos passam a ser selecionados.

No inicio é retratado a vida desse homem no dia a dia, mostrando a pobreza do ambiente onde ele vive com a mãe, e principalmente as situações de bullying que ele sofre no trabalho. É nítido os abusos psicológicos que ele passa diariamente, mesmo tentando sair dessas situações constrangedoras, o rapaz vivencia na pele o preconceito. No momento em que  um dos colegas de Arthur dá a ele uma arma, possivelmente ele reforça o comportamento, dizendo que é preciso se defender das pessoas usando aquela arma, em outra cena no elevador, a sua vizinha Sofh faz um sinal de arma atirando na cabeça, após isso ele começa a ter alucinações como se estivesse em um romance com ela.

Arthur tinha atendimento com psicóloga/psiquiatra, onde relatava seus sofrimentos, e dizia que só tinha pensamentos negativos, desta forma percebe-se que ele tinha dificuldade em emitir respostas que produzem consequências mais satisfatórias, uma das suas frases citadas marcou muito no filme: “A pior parte de ter uma doença mental, é que as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse”. É importante lembrar que o clínico deve se ocupar em identificar as principais formas de intervir para mudar tais padrões de comportamentos / sentimentos, que tem causado sofrimento. 

Após passar por uma situação no metrô, ele usa a arma para matar os três homens, e a partir desse fato assume uma nova personalidade. Dessa forma, a sociedade apoia o ato que ele cometeu, o que causa um grande movimento,  ele começa a busca por reforçadores, até que ele se reconhece como símbolo de toda aquela rebelião da cidade, através das mascaras de palhaço e na capa de jornal.

Com isso, é possível analisar a trajetória da vida do personagem Coringa, e diante de todas essas situações que contribuíram para que ele emitisse o comportamento de assassinar várias pessoas. Assim, foi selecionado comportamentos típicos de um grupo, pois existe uma relação entre a Filogenese, Ontogenese e Cultura. A Análise do comportamento dá ênfase a análise de contingências ( avaliação funcional) entendendo que alguns comportamentos merecem maior atenção do clínico , não por se tratar de uma patologia ( anormal) mas por violar expectativas sociais e consequentemente trazerem maior sofrimento àqueles com quem convivem e a eles próprios . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com