TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO – CUIDANDO DO IDOSO EM CASA - IDOSOS SOLIDÁRIOS

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                       [pic 2]

ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO – CUIDANDO DO IDOSO EM CASA - IDOSOS SOLIDÁRIOS

        O documentário relata a realidade do idoso que necessita de cuidados em casa e como os cuidados devem ser conduzidos de maneiras adequadas a cada necessidade apresentada. O objetivo do vídeo teve como intuito de ajudar, orientar e esclarecer dúvidas dos cuidadores em casa.

Os relatos apresentados no decorrer do documentário mostra toda uma equipe multidisciplinar envolvida nas atividades e cuidados com os idosos, desta forma entra em articulação a importância da família de sempre estar por perto para motiva-lo. A equipe multidisciplinar descreve no vídeo alguns aspectos relevantes na vida do idoso.

Os aspectos familiares e sociais tem a importância de incluir o idoso nas rotinas e atividades desenvolvidas pela família, desta forma evita o isolamento e ajuda o idoso a se envolver e participar da dinâmica familiar. Já os aspectos psicológicos, o cuidador precisa se a tentar em buscar ajuda especializada se necessário e nesses casos o psicólogo facilita a convivência familiar.

Na minha opinião, o cuidador que cuida de idosos em casa, necessita passar por treinamentos e orientações adequadas para obter certos cuidados que são decorrentes na vida do idoso, desta forma ajuda prevenir doenças e buscar tratamentos alternativos.

O documentário exemplifica vários cuidados com o idoso, como alimentação devido a diminuição do paladar, a higiene pessoal e o conforto que traz autoestima e ajuda melhorar o humor, o posicionamento evitando úlceras por pressão, a adequação da residência que possibilita o idoso se locomover pela residência evitando acidentes, as doenças comuns que normalmente cuidadores em específicos familiares não conhecem e não sabem como agir nessas situações, os sinais e sintomas que pode ser um alerta para realizar algumas prevenções, o cuidado com a medicação em questão dos horários corretos e vencimentos e as medidas preventivas de como prevenir algumas complicações ou até mesmo a importância do banho de sol para idoso. Toda essa junção de saberes facilita o cuidado com o idoso em casa, só que muitos cuidadores não têm acesso á essas informações. Acredita que devemos ir mais além e possibilitar que esses cuidadores tenham interesse em buscar as devidas orientações para os cuidados e enfatizar toda essa compreensão no meio deles.

        O vídeo apresentou grandes histórias e mudanças de vida que acarreta ao cuidar de um idoso em casa, trazendo exemplos valiosos para familiares que estão passando por essa fase, mostrando que não estão sozinhos e que podem dividir as tarefas com todos os familiares, amigos ou vizinhos envolvidos nas realizações das mesmas.  Se o cuidador não possui nenhuma experiência no cuidado com idosos, uma das alternativas é buscar ajuda de várias formas como as associações de lares de repouso para idosos, o Sistema Único de Saúde (SUS) que pode orientar e ajudar no cuidado e também o estatuto do idoso, para maiores esclarecimentos sobre o cuidado e bem estar deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com