TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PERSONAGEM JULES DO FILME “O QUE ESPERAR QUANDO SE ESTÁ ESPERANDO”

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

A obra analisada é “O que esperar quando se está esperando”, dirigida por Kirk Jones. Um breve resumo sobre a mesma seria os problemas e possibilidades diferentes em relação aos temas da gravidez, maternidade e paternidade em cada um dos casais apresentados na trama, desde a gravidez de gêmeos, aborto espontâneo, gravidez não planejada, adoção, fertilização, problemas durante a gestação, complicações e facilidades no parto, entre outros.

Seguindo essa linha de pensamento, a personagem analisada se chama Jules, a mesma se encontra no tema gravidez não planejada, ela é uma personal trainer famosa que apresenta um reality show de perda de peso. Junto a isso, ela estava participando de um programa de danças, onde começou a se envolver com Evan, um dançarino profissional que era seu professor. Eles mantinham um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida. Assim, eles viviam a coabitação, um estilo de vida em que um casal não-casado envolvido em um relacionamento sexual vivem juntos, no que às vezes se chama de união consensual ou informal, porém, surpreendidos, agora, pela gravidez.

Jules se agrupa na fase adulto jovem, etapa que percorre os 20 até 40 anos de idade. Considerando que, geralmente, as pessoas estão no auge das características físicas, como força, energia e resistência, a gravidez surge para descontrolar tudo isso. É na idade adulta jovem que se assenta a base para o funcionamento físico de todo o restante da vida. O que os jovens adultos comem, o quanto são fisicamente ativos, se fumam, bebem ou utilizam drogas, contribuem para a saúde e para o bem-estar no presente e no futuro. No caso de Jules, sua saúde é ótima, ela pratica exercícios, tem uma boa alimentação e não faz o uso de drogas. Pode-se dizer que embora os adultos jovens não cresçam significativamente, se tornam mais fortes e saudáveis à medida que o corpo se encontra no tamanho adulto.

Ademais, a gravidez é o período de maior mudança na vida de um casal, transformando a mulher tanto fisicamente quanto psicologicamente, vale lembrar que é nesta idade que aumenta o índice do surgimento de psicopatologias.

Na maioria das vezes, todos esses acontecimentos citados no parágrafo acima refletem também no homem, que vive toda essa transformação intensamente, ter um filho representa uma grande experiência de desenvolvimento. As pessoas costumam ter sentimentos confusos sobre ter filhos, conforme cita Papalia (2006, p. 574), “Juntamente com a empolgação, podem sentir ansiedade em relação à responsabilidade de cuidar de um filho e ao comprometimento de tempo e de energia que isso envolve”.

O desenvolvimento cognitivo do jovem adulto é caracterizado pelo raciocínio pós-formal, integrando os processos de pensamento e experiência, capaz de reconhecer e sintetizar complexidades e contradições, como um pensamento dialético, levando a uma abordagem flexível.

O pensamento pós-formal é relativista, costuma desenvolver-se em resposta a fatos e a interações que abrem modos não-usuais de ver as coisas e desafiam uma visão simples e polarizada do mundo. Permite aos adultos transcenderem um sistema lógico único e a conciliarem ou a selecionarem idéias ou demandas conflitantes, cada uma das quais, a partir de sua própria perspectiva, podendo ter uma válida pretensão à verdade. O pensamento pós-formal lida com a informação em um contexto social. (PAPALIA, 2006).

O pensamento na idade adulta é individualista e adaptável, também usa muito a intuição e a lógica, é pragmático. No decorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com