TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme “Cisne Negro” e Relação com Psicose

Por:   •  2/12/2022  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE

ESTRUTURAS CLÍNICAS

PROFESSORA: Tereza Dubeux.

ALUNAS: Alice Ribeiro, Júlia Emilly e Myrella Pereira.

6° PERÍODO, TURMA A (MANHÃ)

Resumo do filme “Cisne Negro” e relação com Psicose

A narrativa da obra acontece em torno da vida de Nina, a protagonista é dançarina em uma companhia de ballet importante em Nova York. Inicialmente, somos apresentados a uma mulher adulta que vive com sua mãe e possui uma relação extremamente infantilizada e de fusão entre elas, desde ao seu quarto cor-de-rosa, até a falta de privacidade e individualidade da personagem sobre esse convívio com a mãe, sendo necessário, por vezes, usar objetos pesados para se manter sozinha em um ambiente. Tornando-se possível perceber uma relação simbiótica entre mãe e filha e a representação dos efeitos psíquicos gerados.

Posto isso, não há menções sobre uma presença de função paterna para a personagem. O trajeto de Nina em busca de um maior protagonismo na companhia, é marcado pelo seu perfeccionismo e dedicação intensos, posto em a partir de uma seleção para participar de uma versão alternativa de “O lago dos cisnes”, na qual a dançarina escolhida para interpretar viveria o cisne branco e o negro, dualidade que irá marcar o percurso de sua história, proporcionando um maior destaque buscado por Nina na sua profissão.

Sua doação extrema para o ballet demonstra uma despersonalização evidente em um diálogo onde lhe é perguntado por seu nome e ela apenas responde “dançarina”, evidenciando como sua vida possui uma dedicação total ao ballet. Logo, é vista como uma pessoa rígida, sem a sensualidade necessária buscada no papel de cisne negro, como o diretor inicialmente menciona após sua apresentação do cisne branco ser considerada perfeita. Por isso, Nina encaminha para a busca de conseguir esse papel, que lhe é concedido após algumas tentativas, se tornando uma tarefa despertar o lado do cisne negro em Nina, mais emoção e menos técnica, as provocações do diretor sobre ela se tornam cada vez mais intensas e desorganizadoras, já que em outro ponto de sua vida, sua mãe se apresenta como uma constante presença incisiva, ocasionalmente controladora, e que alterna entre hostilidade e cuidado excessivo, rodeando Nina com sua presença um tanto autoritária. Fazendo-se pertinente comentar sobre a identificação por parte de sua mãe, uma bailarina frustrada, visualizando a vida de Nina como a sua, principalmente quando Nina é recusada, no início do filme, para o papel em questão, falando "tudo bem ser medíocre". Fato que indica a identificação da mãe com a filha, pois nenhuma alcançaria aquele sucesso desejado. Além da identificação por parte da mãe, é possível apontar a identificação da filha com o desejo da mãe, quando se torna agressiva com ela, tanto verbalmente quanto fisicamente.

Ademais, a protagonista apresenta alguns comportamentos compulsivos de automutilação como uma coceira que provoca marcas de sangramento e feridas nos dedos, esses por vezes em forma de alucinação, por perceber após um tempo que determinado machucado não estava de fato ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com