TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CARACTERÍSTICAS CONCEITUAIS DA PSICOLOGIA

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia

1º Explique, a partir do conceito de dualidade psicofísica, as características conceituais da psicologia, quando ainda não tinha o status de ciência e estava vinculada à filosofia.

R: Era caracterizada como o estudo da alma porque dentro dela tinha uma dupla realidade da consciência (espiritual e consciente) no qual chamavam de dualismo psicofísico. Pela filosofia, Platão explicava que a alma ficava no mundo das ideias, mas este já era um dos aspectos principais de estudo da psicologia. Sobre as doenças psicológicas eram atribuídos conceitos de doenças na alma e qualquer pessoa que tivesse comportamentos fora de padrão era considerado doentes na alma por isso existiam muitas pessoas que praticavam simpatias e rituais como forma de tratamento através de crenças. Neste tempo quando havia esta vinculação de psicologia e filosofia não era atribuído o nome “psicólogo”, mas existiam pessoas especificas para este tratamento.  

2º Descreva como se deu o “desligamento” da Psicologia da Filosofia e qual foi o marco deste processo.

R: O desligamento da psicologia da filosofia se deu a partir da criação do primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha por Wilhelm Wundt (1832-1920), no fim do século XIX, mais precisamente em 1879. Por isso, ele é chamado "o pai da psicologia moderna" e fundador da psicologia enquanto ciência experimental e este é o marco principal deste processo porque atraiu novos estudiosos e pesquisadores, que, sob os novos padrões de produção de conhecimento, passaram a definir seu objeto de estudo – o comportamento, a vida psíquica, a consciência. Ao delimitar seu campo de estudo, acaba diferenciando-a de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia, se tornando assim, uma ciência única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com