TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  10/11/2017  •  Monografia  •  11.379 Palavras (46 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 46

INTRODUÇÃO

        A escolha do tema se deu por sua relevância no ambiente escolar, pois se acredita que a relação professor - aluno deva ser próxima. No entanto, nota-se que infelizmente, nos dias atuais essa relação está ficando mais distante.Como uma futura docente, pretendo ampliar meus conhecimentos sobre o assunto.

        O acesso ao tema permitirámelhorconhecimento sobre a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, buscando despertar novas estratégias e ações no que diz respeito à interação professor-aluno.

        A relação professor-aluno representa um esforço a mais na busca da praticidade, afetividade e eficiência no preparo do educando para a vida, numa redefinição de todo o processo ensino-aprendizagem.

        O professor assume um papel importante neste processo, pois constrói e conduz o fazer pedagógico de maneira que atenda às necessidades do sujeito aprendente.

        Na interação entre ambos,ser professor não se constitui em uma tarefa simples de transmissão deconhecimento, mais sim de ir mais além e também consiste em despertar no aluno sentimentos e valores como o amor, o respeito e a interação entre outros aspectos.

        Como destacaRodrigues (1997), o educador não é simplesmente um repassador de conhecimentospara seus alunos, pois o seu papel é bem mais amplo, porque ultrapassa uma simplestransmissão de conhecimentos. Dentro da sala de aula, o que se verifica na maioria dasvezes é o estabelecimento de regras disciplinares no modo arbitrário. Além disso, é possívelperceber a não explicitação dessas regras e para seremcumpridos os alunos sobrepressões com base em ameaças e punições, isso notamos que pode acarretar e provocarreações negativas, ou de resistência e indisciplina por parte dos alunos.

        O trabalho do professor em sala de aula e seu relacionamento com os alunos são influenciados pela relação que ele tem com a cultura e a sociedade e com cultura. Abreu(1990, p.115), afirma que “é o modo de agir do professor em sala deaula, mais do que suas características de personalidade, que colabora para uma adequadaaprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel doprofessor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.

        De acordo com Silva (1997) o professor representa para a criança um modelo a ser seguido um agente que irásocializá-la e que contribuirá para que se desenvolva o afeto entre ambos.

           Freire (1996, p.96), enfatiza que:

As características do professor que envolveafetivamente seus alunos afirmando que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas.

        A afetividade é um aspecto que foi durante muito tempo ignorado por muitos estudiosos e que a relação entre afetividade e cognição ainda pouco abordada ou vista de forma separada. Mas atualmente muitos estudiosos buscam mostrar como o afeto está relacionado ao cognitivo do ser humano, e mais propriamente no processo da aprendizagem (DELL ‘AGLI e BRENELLI, 2006).

        Já Rangel (1992) explica que nesta perspectiva, o relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de troca, de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil. Mas não devemos esquecer que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois sentimentos distintos: afeto e medo; mas simultaneamente percebidos pela criança quando envolvidas em situações resultantes das suas ‘desobediências’.

        Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O prazer pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente nos alunos, pois, não é uma tarefa que cumprem com satisfação, sendo em alguns casos encarada como obrigação. Para que isto possa ser melhor cultivado, o professor deve despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas ações no desenvolver das atividades mencionadas, outros teóricos, como Fernández (1991, p.47), dizem que toda a aprendizagem é repleta de afetividade, já que ocorre a partir de interações sociais.

        A relação professor e aluno deve ser baseadaem afetividade e sinceridade, pois: Se um professor assume aulas para uma classe e crê que ela não aprenderá, então está certo e ela terá imensas dificuldades. “Se ao invés disso, ele crê no desempenho da classe, ele conseguirá uma mudança, porque o cérebro humano é muito sensível a essa expectativa sobre o desempenho” (ANTUNES, 1996, p. 56).

Pensar o certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação quanto o respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando. Implica o compromisso da educadora cuja promoção da ingenuidade não se faz automaticamente”. (FREIRE, 1996, p. 32).

        A citação acima nos faz compreender que o professor eaté mesmo a escola, precisam aceitar as experiências de vida dos alunos, pois os mesmos não são caixas vazias que nada sabem ou nada entendem que é só na escola que vão saber tudo, na verdade o aluno sabe muito mais que o professor pensa, e ele deve aceitar o que o educando sabe, mesmo sendo conhecimento do senso comum, ele deve respeitar e estimular este aluno a criar, interrogar, pensar criticamente, fazer com que o mesmo tenha curiosidade e é através desta curiosidade que ele vai procurar aprender cada vez mais.

        Diante dos elementos discorridos, esse trabalho levanta as seguintes questões. Qual a importância da afetividade narelação professor-aluno Relação professor-aluno no primeiro anodo ensino fundamental?

        Esta pesquisa tem como objetivo geral de compreender a relevância darelação entre o professor e o aluno nas séries iniciais da criança.

        Os objetivos específicos são: Conceituar a afetividade na relação professor-aluno, indicar estratégias, que os professorespossam utilizar para o bom êxito na aprendizagem e na formação humana da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (367.6 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com