TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO FUNCIONALISMO

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  17.611 Visualizações

Página 1 de 4

1. FUNCIONALISMO

O funcionalismo é considerado a primeira escola psicológica americana, sendo uma escola completamente contrária ao estruturalismo. É uma escola que se interessa em entender como a mente funciona e não para que ela serve, sendo uma escola voltada para as questões práticas da Psicologia. Teve representantes como William James e John Dewey.

O funcionalismo tornou-se parte da principal corrente da Psicologia americana. A sua precoce e vigorosa oposição ao estruturalismo teve um grande valor para o desenvolvimento da Psicologia dos Estados Unidos. Essa transferência de enfâse da estrutura para a função se tornou primordial no desenvolvimento da Psicologia como ciência; a partir disso começou-se os testes com animais que foram importantes para o desenvolvimento de testes que são usado até hoje. A Psicologia funcionalista incorpora também estudos de bebes, crianças e indivíduos com atrasos mentais. O funcionalismo permitiu que os psicólogos complementassem o método da introspecção com outras técnicas de obtenção de dados, como a pesquisa fisiológica, testes mentais, questionários e descrições objetivas do comportamento. No entanto, o funcionalismo já não existe hoje como escola distinta de pensamento. Devido ao seu sucesso, já não há necessidade de se manter como uma escola e deixou a sua marca na Psicologia americana contemporânea, especialmente coma a ênfase na aplicação dos métodos e das descobertas da Psicologia a problemas do mundo real.

1.2 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO FUNCIONALISMO

• Estava interessada em processos psicológicos ou operações, em vez de conteúdo.

• Não se restringia a um único método, aceitava outras metodologias, por consequência, ampliando a área de estudos da psicologia americana.

• Não houve uma psicologia funcional única; destacada sua diversidade, todas buscavam o estudo das funções da consciência. Mais tarde esses conhecimentos se voltarão para a aplicação prática da psicologia no cotidiano.

• Movimento responsável pela evolução da psicologia aplicada nos EUA.

1.3 PRECURSSORES DO FUNCIONALISMO

WILLIAM JAMES (1842­-1910)

Wiliam James foi o principal percurssor da psicologia funcional. Wiliam se manteve longe de qualquer ideologia, sistema ou escola. Embora não tenha fundado o psicologo escreveu, e baseou todo o seu trabalho em uma atmosfera funcionalista.

James acreditava que é possível investigar fatos da consciência por meio de introspecção baseando todo o seu estudo nisso, James cria a Teoria das emoções.

A teoria das emoções supunha que a resposta de uma ação física precede o surgimento da resposta emocional, James usou respostas físicas como os batimentos cardíacos, a aceleração respiratória e a tensão muscular como tese, segundo ele sem essas mudanças corporais não haveria resposta emocional.

CHARLES DARWIN (1809-1882)

• A Teoria da Evolução e a Psicologia

FRANCIS GALTON (1822-1911)

• Associação de Ideias

• Diversidade da associação

• Tempo de reação

• Teórico da hereditariedade formulou a polêmica teoria eugênico sobre o aprimoramento da espécie (expressar a possibilidade de aprimoramento da raça humana por meio de cruzamentos genéticos premeditados).

• Preconizava a eugenia pelo extermínio das raças consideradas inferiores, sua teoria não defendia a criação de classes privilegiadas, mas sim a evolução positiva da humanidade em seu conjunto.

• Também destacou-se em outros campos de estudo, como a psicologia e a estatística, como no livro sobre a teoria da regressão, o Hereditary Genius (1869).

HERBERT SPENCER (1820-1903)

Sociólogo e nascido na Inglaterra, Spencer foi influenciado por Comte e também por Darwin de onde herdou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com