TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Etica e Relações Humanas no Trabalho

Seminário: ATPS: Etica e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Seminário  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

tica e Relações Humanas no Trabalho

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Turma 01 – Semestre 01

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do Curso de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Adriana Oliveira.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo a apresentação de um mapa conceitual abordando os principais conceitos ligados à ética e relações humanas no trabalho, que foram tema de estudo ao longo da disciplina, como também a aplicação destes conceitos na profissão de tecnólogo de logística. Objetivamos também assimilar profundamente os conceitos éticos de modo a sermos capazes de lidar de maneira correta e justa com as diversas situações que possam ocorrer em nosso cotidiano tanto no trabalho e como na vida pessoal.

Palavras chave: Ética; Mapa Conceitual; Relações Humanas; Trabalho.

ABSTRACT

This paper aims to present a concept map with the key concepts related to ethics and human relations at work, which were the subject of study over the course, but also the application of these concepts in the profession of logistics techie. Also aimed to assimilate deeply ethical concepts in order to be able to deal properly and fairly with the various situations that may occur in our daily lives both at work and personal life.

Keywords: Ethics, Concept Map, Human Relations, Work.

Belo Horizonte – Minas Gerais

Junho/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1 ETAPA 1 7

2 ETAPA 2 8

2.1 SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI 8

2.2 COMPARAÇÕES ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI 9

3 ETAPA 3 11

3.1 POR QUE A ÉTICA NOS NEGÓCIOS? 11

3.2 QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE UMA EMPRESA OBTÉM ATRAVÉS DA ÉTICA NOS NEGÓCIOS? 11

3.3 É POSSÍVEL QUE AS EMPRESAS ÉTICAS CONSIGAM OBTER LUCROS COM ESSA PRATICA? 11

3.4 FORD É RECONHECIDA COMO UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO MUNDO 12

3.5 ÉTICA E VALORES NAS EMPRESAS: EM DIREÇÃO ÀS CORPORAÇÕES ÉTICAS 12

3.5 PHILIPS É ELEITA UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICA DO MUNDO 13

4 ETAPA 4 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

Quando falamos do conceito de ética as pessoas costumam confundir o seu significado, entendendo que se trata de “moral”. Esse entendimento, no entanto, não deve ser considerado como estranho, pois, na ao longo da história, essas duas palavras têm o mesmo significado. O termo “ético” vem do grego “ethos”, que por sua vez, tem seu correlato no latim “morale”, possuindo o mesmo significado. Podemos então concluir que ética e moral são palavras sinônimas, mas os significados são diferentes.

Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim definia moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter

obrigatório.

Por sua vez, ética é algo que está relacionado à natureza, ou seja, as pessoas já nascem que ela. É a diferenciação do certo e do errado. Como roubar, matar ou difamar.

Este trabalho acadêmico é o resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados nas instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades. As finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido. A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Assim, existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou transmissão do saber.

Este trabalho apresentará os elementos constitutivos e todos os itens que são usados no trabalho acadêmico, porém dentro das normas de elaboração dos trabalhos acadêmicos. Aqui no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) que é responsável pelas normas dos trabalhos acadêmicos.

Para a obtenção de informações constadas no trabalho foram utilizados meios como livros acadêmicos, sites especializados e slides das aulas em nosso sistema AVA para obtermos mais êxito em nossas informações.

Os temas abordados foram o conceito de ética, de moral e lei entre semelhanças e diferenças, benefícios e lucros com a utilização desses conceitos abordamos também em um mapa conceitual de

marketing o conceito de responsabilidade social, os stakeholders envolvidos nesse processo, como implantar o processo de responsabilidade social no ambiente de trabalho, certificações para empresas socialmente responsáveis, marketing social .

Deveremos no final deste trabalho, ter uma melhor concepção da ética na sociedade contemporânea e principalmente no mundo empresarial.

1 ETAPA 1

Um tecnólogo em logística reflete as necessidades da sociedade por normas e conduta para delimitar os desejos e ambições das pessoas de um modo em geral. Valorizando a vida como um bem inerente ao ser humano.

O diferencial deste profissional é que ele é capaz de construir uma cultura ética que eleve suas relações no ambiente de trabalho, estabelecem vários critérios fundamentais para interagir com as pessoas.

Estes diferenciais podem colocar como centro a dignidade humana, e elevar um dos pilares da ética, sendo ele o bem comum, fazer aquilo que é certo sem querer algo em troca, estar sempre disposto a ajudar o próximo com caráter, e respeito social. Valorizando a ética profissional e as leis que as empresa estabelece para cada funcionário.

Sendo assim o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com