TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicologia E Serviço Social II

Por:   •  23/10/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, tem como objetivo mostrar a cidade do Rio de Janeiro tendo o filme “Tropa de Elite” como base. Relatamos como os conflitos, cultura, manifestações e grupos sociais, podem ter uma grande influência na vida da população.

Entenderemos sobre a psicologia como um todo e a Questão Social através de uma breve análise do filme, também falaremos da relação de poder dos policiais, trafico de drogas, conflitos sociais e a corrupção dos policiais.

ETAPA: 1 PASSO: 3

O que é cultura?

São valores que guiam os nossos comportamentos sociais, sempre em evolução, conjunto de arte, crença, lei, moral, conhecimento, costumes e todos os hábitos e opiniões. Cada nação tem sua cultura que é passada de pai para filho. Temos cultura material e espiritual. Como o nome já diz, a cultura material está relacionada à matéria, como; ferramentas, edificações, artefatos, armas, foguetes artesanatos e etc. Já na cultura espiritual encontramos os valores, normas, estilos, sentimentos, doutrinas, morais e entre outros.

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?

O filme Tropa de Elite nos trás grandes números de manifestações culturais, temas recorrentes de corrupção, drogas, criminalização da pobreza, violência policial, marginalização, descriminalização, injustiça. Tais temas relatados pelo filme mostra a real situação de uma corporação policial, da comunidade e as classes sociais.

ETAPA: 2 PASSO: 1

Conflitos encontrados no filme (Drogas e Corrupção)

A ação pública é de suma importância entre os conflitos sociais, sua prestação de serviço e geração de bens tem uma grande extensão da qual irá interatuar entre as politicas e os agentes. A forma de lidar do sujeito- alva será conhecido pela forma de conduta da ação publica, a mesma garantirá os direitos coletivos e difusos. Tem o objetivo de proteger o patrimônio social, público, de outros direitos e do meio ambiente tais órgãos são utilizados para defender a criança e o adolescente, pelo um meio ambiente sensato e para defender pessoas com deficiência física.

ETAPA: 2 PASSO: 2

Por que o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais? ou A Psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais?

A importância do Serviço Social é a liberdade em provocar transformações no dia- a- dia das pessoas, ele colaborara, executara projetos, programas e politicas sociais, juntamente com a administração publica, indireta, direta, organizações populares, empresas e entidades. Auxiliara os indivíduos, fara vistorias, tomara as devidas providencias, orientara grupos e população, prestara assessoria, realizara estudos socioeconômicos. Seu trabalho tem ligações com inúmeras questões sociais como; saúde, lazer, habitação, assistência social, justiça, educação etc.

A psicologia social tem todo o auxilio para situação de conflitos sociais, a razão da natureza social, do psíquico, relacionados ao individuo e o social. A psicologia averigua a relação entre o individuo e a sociedade, compreendem historicamente como as pessoas se relacionam e como se organizam para uma boa sobrevivência e suas culturas. Seu maior encargo é impulsionar a saúde e uma boa qualidade de vida para o individuo.

ETAPA: 2 PASSO:3

O grupo discutiu vários temas, analisamos sobre os conflitos existentes na nossa realidade como drogas e corrupção encontradas também no filme, citamos sobre a importância do Serviço Social na resolução dessa oposição. Estudamos que a ação publica é de grande importância nos conflitos sociais.

O Serviço Social colaborará nesses conflitos sociais, através de projetos, programas e orientações a grupos e populações, desenvolverá estudos socioeconômicos. Juntamente com o Serviço Social a Psicologia Social tem um principal papel na situação dessas oposições.

A Psicologia compreende o individual e a sociedade, como elas se relacionam para uma saudável sobrevivência, sua maior função é impulsionar a saúde e uma boa qualidade de vida.

Concluímos essa pesquisa esclarecendo que nós, como futuras Assistentes Sociais temos todo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com