TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA EXISTEMCIAL HUMANISTA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS TEORIA EXISTEMCIAL HUMANISTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Na teoria de Carl Rogers houve modificações ao longo de sua trajetória profissional. De modo que a própria denominação da sua proposta foi modificada. A princípio Rogers a nomeia de Psicologia Não-Diretiva ou aconselhamento Não-Diretivo. Posteriormente, passa a denominá-la de Terapia Centrada no Cliente e por último, Abordagem Centrada na Pessoa, que segundo ele, é a denominação mais adequada à sua teoria.

A ACP (Abordagem centrada na pessoa) tem como via a corrente humanista da psicologia com o intuito de trazer um novo olhar acerca do que é o ser humano, quem propôs foi o teórico Carl Rogers (1902-1987), um psicólogo norte-americano que apoiou seu trabalho em sólidas pesquisas e observações no contexto clínico.

Essa abordagem rejeita às idéias dos demais psicólogos, que se concentrou na perspectiva que todo sujeito possuía uma neurose básica. Nessa linha, Rogers defendeu a idéia de que o núcleo básico da personalidade humana era a tendência à saúde e ao crescimento.

O processo psicoterapêutico nessa ênfase passou a postular uma cooperação entre terapeuta e cliente a fim de liberar esse núcleo de personalidade, estimulando ao amadurecimento emocional, a redescoberta da auto-estima e da auto-confiança.

Existem três básicos pressupostos e simultâneos que devem acontecer para que o relacionamento entre terapeuta e cliente ocorra e para que haja a descoberta desse núcleo positivo que há dentro de cada sujeito. Sendo elas: a consideração positiva, incondicional empatia e a congruência.

O amadurecimento desse método psicoterapêutico deve ser feito pelo próprio terapeuta , tendo em vista que este não deve simplesmente “apropriar-se” da técnica utilizada, mas, sobretudo, experienciar tal técnica, até que seja próprio e natural o seu agir. Desse modo, não existe uma técnica “rogeriana”, mas terapeutas que se assemelham a conduta postulada por Rogers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com