TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTORES DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: A Importância dos Programas de Reeducação

Por:   •  7/4/2022  •  Artigo  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITAS - UNIBEM

ATUALIZE PÓS-GRADUAÇÃO

INGRID DE SOUZA FONSECA

AUTORES DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:

A Importância dos Programas de Reeducação

SOROCABA

2019

INGRID DE SOUZA FONSECA

AUTORES DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:

A Importância dos Programas de Reeducação

Artigo apresentado como exigência parcial do curso de Pós-Graduação promovido pela Atualize e certificado pela UNIBEM para obtenção do título de Especialista em Violência Doméstica.

Orientadora: Profa. Ma. Linda Boghossian Jordão

SOROCABA

2019


INGRID DE SOUZA FONSECA

AUTORES DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:

A Importância dos Programas de Reeducação

Artigo apresentado como exigência parcial do curso de Pós-Graduação promovido pela Atualize e certificado pela UNIBEM para obtenção do título de Especialista em Violência Doméstica.

Orientadora: Profa. Ma. Linda Boghossian Jordão

Nota:_________________

APROVADO POR

_______________________________

Profa. Ma. Linda Boghossian Jordão

Data: ___________________


AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, à minha mãe, por sempre acreditar em mim e em meu potencial, até mesmo mais do que eu mesma acredito; por seu incondicional amor e apoio, que contribuiu para a realização deste curso e de tudo que pretendo fazer.

Agradeço aos colegas de curso, com quem vivi intensamente aos sábados, nos quais passávamos quase dez horas juntos, pelo companheirismo e pela troca de experiências que me permitiram crescer e não desistir da caminhada.

Agradeço aos professores, pelas correções e ensinamentos, que me permitiram apresentar um melhor desempenho profissional ao longo do curso.

Agradeço à Andréa, amiga que fiz no curso desta pós-graduação, obrigada pela companhia, pela força e por não deixar eu desistir. Espero levar essa amizade para vida.

Agradeço à minha orientadora, Linda Jordão, pela paciência e compreensão, por me dar todo o apoio para terminar este artigo em meio à ansiedade e à dificuldade vivenciada frente a uma pandemia.

Confesso que quase desisti de terminar, porém voltei atrás.

Obrigada!


RESUMO

Com a sanção da Lei Maria da Penha, ficou determinado que os homens autores da violência contra as mulheres participem de centros de reeducação e responsabilização. A violência cometida por homens e a alta da reincidência fizeram com que surgissem centros de reeducação voltados aos autores desse tipo de violência. Este trabalho se propõe a refletir sobre a importância da conscientização desses homens e da desconstrução de estereótipos de gênero. Apresenta uma análise da importância desse serviço ao construir uma sociedade com homens menos agressivos e masculinidades saudáveis. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que apresenta o comportamento desses homens ao iniciarem o programa – a hostilidade, o sentimento de revolta durante os atendimentos – e a importância desses centros de reeducação no momento em que estão passando por um processo judicial, momento em que podem se tornar mais agressivos. Foi possível observar que cada vez mais esse serviço está se tornando reconhecido, e as taxas de reincidência de casos de violência nas cidades onde existe o programa diminuíram. Conclue-se que o programa de reeducação do autor da violência tem apresentado resultados interessantes e importantes para a ressignificação desses homens em sua vida e relacionamentos.

Palavras-chave: Violência Doméstica. Autores da Violência. Responsabilização.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES        8

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO DO AUTOR DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O artigo 35 da Lei Maria da Penha, Lei 11.340/2006 (BRASIL, 2006), diz que o Distrito Federal, os estados e os municípios poderão criar e promover centros de educação e de reabilitação para os agressores da violência doméstica e familiar.

Com base nos grandes casos de reincidência da violência, algumas cidades do estado de São Paulo iniciaram projetos com o programa de reeducação para os autores da violência doméstica. A ideia de trabalhar a reeducação e responsabilização do autor da violência doméstica iniciou quando se percebeu o aumento da reincidência desse tipo de violência.

Soares e Barros (2015) definem que são poucos os cuidados com os homens autores da violência. Logo, os programas de reeducação podem contribuir com a redução da reincidência e a quebra do ciclo da violência e do machismo, desenvolvendo-se uma nova masculinidade e um novo olhar para esta.

Somente as mulheres vítimas da violência eram acompanhadas em instituições e passavam por acolhimento, cuidados e proteção. No entanto, o autor, o homem que cometeu a violência, não obtinha nenhum tipo de recurso para a responsabilização ou reeducação, o que poderia manter a possibilidade de ele cometer violência contra a companheira ou outra mulher.

Urra e Pechtoll (2016) destacam que a sociedade determina comportamentos diferenciados a homens e mulheres, geralmente no modelo patriarcal, em que a mulher, na maioria das vezes, é inferiorizada e fragilizada.

A motivação para escrever este artigo deu-se pela intenção de demonstrar a relevância do trabalho com os homens autores da violência contra as mulheres e como forma de contribuir para a reflexão e informação dos resultados positivos desses centros de reeducação.

Assim, este trabalho busca refletir sobre conceitos que, muitas vezes, geram polêmica tanto no senso comum e quanto no meio acadêmico, envolvendo concepções sobre masculinidade, machismo, gênero e também sobre a maneira de nos relacionarmos com o outro. Dessa forma, este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de apontar a importância dos programas de reeducação do autor da violência contra as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com