TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE INCLINAÇÕES PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DO BBT-BR

Por:   •  19/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 15

Andréa Leite Ribeiro

[pic 1][pic 2]

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE DECISÃO E TRANSIÇÃO DE CARREIRA: DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR AO MUNDO DO TRABALHO

Apoio: PIBIC

[pic 3]

Campinas

2019

Andréa Leite Ribeiro

AVALIAÇÃO DE INCLINAÇÕES PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

POR MEIO DO BBT-BR

Relatório final de Bolsista PIBIC apresentado ao Programa de Iniciação Científica – PIC da Universidade São Francisco.

Orientador(a): Rodolfo Augusto matteo ambiel

CAMPINAS

2019

Resumo

Introdução: A inclusão de pessoas com deficiência é uma realidade que tem aumentado no Brasil nas últimas décadas, tanto nos contextos sociais, educacionais quanto laborais. Nesse sentido, é importante desenvolver ações de avaliação e intervenção que auxiliem as pessoas com deficiência a ter uma inclusão mais adequada no mercado de trabalho. Essa questão parece ser ainda mais importante quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, já que as possibilidades de inserção profissional podem ser ampliadas ao se conhecer seus interesses e habilidades. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é verificar a aplicabilidade do Teste de Fotos de Profissão (BBT-Br), que avalia inclinações (interesses) profissionais em uma amostra de adolescentes e adultos com Síndrome de Down. Metodologia: Participarão desta pesquisa 30 pessoas com síndrome de Down, ambos os sexos, com idade mínima de 16 anos. A amostra será selecionada de forma a contar com pessoas com diferentes níveis de escolaridade e de experiência laboral. O instrumento a ser utilizado é o Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br), adaptado ao Brasil por Jacquemin (2000 – versão masculina) e por Jacquemin et al. (2006 – versão feminina). Este é um instrumento projetivo no qual o indivíduo é convidado a fazer escolhas (preferências, rejeições e áreas neutras) a partir 96 fotos que representam diferentes profissionais em situação de trabalho. A coleta de dados se dará de forma presencial e individual, após a autorização dos responsáveis legais pelos participantes. Este projeto já foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 03732718.9.0000.5514). Os resultados apontaram possível aplicabilidade do teste em pessoas com Síndrome de Down, porém há necessidade de adaptações e um estudo mais aprofundado para verificar suas limitações.

Palavras-chave: pessoas com deficiência, interesses vocacionais, orientação profissional


Sumário

Lista de abreviaturas e símbolos        4

Apresentação        5

Introdução        6

Objetivos        6

Justificativas        6

Método        7

Participantes (ou outras unidades de observação)         7

Conclusão e/ou considerações finais        12

Referências        13

Anexos        18

Lista de abreviaturas e símbolos

SD Síndrome de Down

Lista de anexos

Anexo 1- Plano de Trabalho completo do aluno        ?

Anexo 2- Comprovantes de participação em eventos        ?


Apresentação[a]

        A orientação profissional faz parte do processo de formação dos adolescentes e adultos nas escolas, clínicas e instituições. As técnicas utilizadas até hoje, foram desenvolvidas para pessoas sem deficiência intelectual, havendo portanto escassez no que se refere a instrumentos de avaliação em orientação profissional para pessoas com deficiência intelectual. Dessa maneira, o presente estudo visa verificar a aplicabilidade do Teste de Fotos Profissões BBT-Br em pessoas com Síndrome de Down.

Introdução

Objetivos

O objetivo deste projeto é verificar a aplicabilidade do Teste de Fotos de Profissão (BBT-Br), que avalia inclinações (interesses) profissionais em uma amostra de adolescentes e adultos com Síndrome de Down.

Justificativas

A inclusão de pessoas com deficiência é uma realidade que tem aumentado no Brasil nas últimas décadas, tanto nos contextos sociais, educacionais quanto laborais. Nesse sentido, é importante desenvolver ações de avaliação e intervenção que auxiliem as pessoas com deficiência a ter uma inclusão mais adequada no mercado de trabalho. Essa questão parece ser ainda mais importante quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, já que as possibilidades de inserção profissional podem ser ampliadas ao se conhecer seus interesses e habilidades

Método

Participantes (ou outras unidades de observação) [b]

        Participaram como sujeitos da pesquisa 10 indivíduos com Síndrome de Down, alfabetizados ou não, sendo 30% (F=03) do sexo feminino e 70% (F=07) do sexo masculino. Idades entre 15 e 38 anos, (média = 29,25). Destes, 2% são alfabetizados e têm o ensino médio completo.

Os participantes tem idade entre 15 a 38 anos. Destes participantes, 3 são mulheres e 7 homens. Somente 2 (dois) são alfabetizados e terminaram o Ensino Médio. Para a aplicação do teste, foi encaminhado aos pais e/ou responsáveis o Termo Livre e Esclarecido, dando dessa maneira a devida autorização para a aplicação  do Teste BBT-Br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com