TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso Sexual

Trabalho Escolar: Abuso Sexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

O abuso sexual em si já é considerado um crime de grande porte, mas o que realmente prejudica um indivíduo que sofre esse tipo de violência não é o simples fato da agressão, e sim as conseqüências que ela traz no decorrer do tempo. Prova disso, é uma recente pesquisa feita na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. O estudo apontou que, pessoas que tiveram a infância conturbada por questões de agressão física, sexual ou emocional, são mais propensas a se tornarem dependentes químicos. De acordo com os pesquisadores, a dependência química está associada aos traços de personalidade obtidos pós-violência, tornando a vítima compulsiva e impulsiva.

Alguns psicólogos acreditam que essa possível propensão é tida devido o fato de o indivíduo buscar esquecer o que lhe acontecera. Para tanto, buscam as drogas como válvula de escape. Por outro lado, eles alertam que, apesar dessa propensão, as pessoas não deveriam tomar essa medida como “desculpas” e sim procurar um acompanhamento psicológico de maneira urgente.

Vítima

Os conselheiros lembram que em casos onde as crianças e adolescentes têm seus direitos violados, elas sempre são vítimas. Para quem, ainda em idade de formação, é violentado, seja qualquer forma de agressão, os danos são certeiros. Se os agressores muitas vezes esquecem, as feridas deixadas pela violência infantil podem nunca mais cicatrizar em quem foi vitimado. “Às vezes as conseqüências aparecem no futuro. Esta criança que sofreu violência, na maioria das vezes, se torna agressor. Ela repercute o que aconteceu”, afirmam, salientando que há ainda transtornos psicológicos, problemas com relacionamentos, entre diversos danos a estas crianças e adolescentes.

É percebido que muitos adolescentes que chegam até o Conselho Tutelar por cometerem atos inflacionam são pessoas que já passaram por algum tipo de agressão. Para amenizar as conseqüências desta violência, o Estado mantém atendimentos às vítimas.

Agressor

Os agressores exercem um poder sobre as vítimas. Principalmente nas situações de violência sexual quem violenta gera ainda ameaças, chantagens e pressões psicológicas. Acrescentando que como o agressor é geralmente uma pessoa próxima, esta relação é ainda mais tensa, gerando grande confusão psicológica nas vítimas.

Tipos de Violência Contra Criança

Violência Física: Atos violentos com o uso da força física de forma intencional - não acidental - provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas.

Negligência: Rejeição, privação, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas, punições humilhantes, utilização da criança e adolescentes para atender às necessidades dos adultos.

Sexual: Toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais (violência física, ameaças, indução, voyeurismo, exibicionismo, produção de fotos e exploração sexual).

Quais os possíveis efeitos da violência contra crianças e adolescentes?

- Hiperatividade ou retraimento;

- Baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com