TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agressividade E Violência: Na Fronteira Entre O Crescimento E A Morte

Tese: Agressividade E Violência: Na Fronteira Entre O Crescimento E A Morte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

A agressividade é um componente importante de vivência de todo ser humano e se articula na afetividade de todas as pessoas. Por isto mesmo, é algo natural e necessário para a sobrevivência e crescimento do homem! O que faz esta afirmativa parecer antipática, é como esta agressividade se desdobra.

O importante neste desdobramento é como o sujeito expressa ou canaliza sua agressividade. Esta expressão pode se manifestar em três níveis básicos:

1- o sujeito canaliza sua agressividade para um alvo, um objetivo, uma meta ou uma realização. Exerce sua agressividade de modo a se expressar o mais genuinamente possível como pessoa, em busca do seu equilíbrio ou em prol de outros, ou da comunidade.

2- num outro nível, o sujeito engole sua agressividade, reprimindo-a e vai sorvendo-a como um veneno perigoso que vai pouco a pouco dilacerando e dissolvendo-o por dentro. Esta energia poderosa volta para o interior do indivíduo e provoca o efeito inverso ao esperado, promovendo assim um lento suicídio existencial que se caracteriza por uma "vontade de nada". Nestas circunstâncias a sentimento mal digerido volta-se contra o próprio indivíduo na forma de somatizações ou tornando-o um "insípido existencial".

3- aqui temos o sujeito que orienta sua agressividade para o próximo: por não encontrar seu próprio caminho, se ressente com o outro como se aquele fosse responsável pelo seu desassossego interior ou em última instância simplesmente odeia a felicidade do próximo porque esta dá testemunho de sua miséria existencial. Seu olhar neurótico detecta ali o obstáculo para sua felicidade, e começa a destilar canalizando para as pessoas a seu redor sua agressividade adoecida. No limite, esta agressividade degringola em ódio e violência, isto acontece quando a agressividade genuína na criança nunca foi reprimida aliado ao fato de que suas necessidades afetivas não foram supridas; é a típica criança invejosa que tudo pode e nada tem ou que nada teve e tudo quer.

Mas, afinal, o que é ser agressivo?

O homem começa sua caminhada rumo à civilização atento ao mais mínimo ruído vindo da floresta; o menor som poderia significar um perigo de morte ou apenas o almoço que se mexia sorrateiramente entre os arbustos. Para sobreviver, este homem primitivo aguçou seus sentidos para vencer os desafios da natureza e todos os dias "saía para matar um leão", lutava para abater sua presa a fim de que o grupo pudesse se alimentar. A vida era sistematicamente colocada em jogo, o instante seguinte poderia representar a morte e qualquer atitude demandava um alto grau de agressividade. Viver era extremamente perigoso.

Os anos se passaram e o homem agora já não necessitava pescar, caçar para sobreviver, os supermercados modernos substituíram a selva repleta de perigos por corredores impecavelmente limpos e abarrotados de enlatados, comida congelada e filezinhos de frango, boi e mussarela de búfalo. Tudo isto hermeticamente fechado, devidamente empacotado, sem os terrores da selva.... sem riscos.

Assim, o singular movimento do homem no sentido de apreender, abater para, de forma absolutamente categórica, sobreviver, já não se fazia necessário, ficou camuflado nas "facilidades" da civilização. No entanto, e para enganos de muitos, o homem continua utilizando sua agressividade para se manter vivo, só que agora, de forma elaboradamente sutil.

O próprio ato de comer, mastigar, demanda energia e um certo grau de agressividade. O ato sexual, descontadas as preliminares românticas, é essencialmente agressivo, sem falar no ato de parir. As necessidades básicas do ser humano continuam as mesmas e se desenrolam em graus maiores ou menores, mas sempre primitivamente agressivos.

Num certo sentido, para que haja transformação, mudança, e algo novo seja criado ou re-criado, energia, movimento, impulso e agressividade são requeridos. Esta "agressão no mundo" modifica o ambiente, transforma alimento em energia para o corpo e contrações vigorosas em um filho que vem à luz. Ações corriqueiras como dirigir um veículo numa avenida movimentada é algo extremamente agressivo, exige uma mudança de postura, reclama atenção do motorista, acende o alerta dos sentidos, exige do condutor e pedestres a prudência de um animal que passa por uma trilha perigosa.

Para um tímido, falar em público é um ato esplendidamente doloroso, que requer uma boa dose de coragem, ousadia e, obviamente, uma atitude agressiva diante do mundo. Não há ganhos sem esforço. A intrepidez que é pedida para que o tímido flua a contento implica em energia. Para que sua voz rasgue as paredes de sua garganta e adquira sonoridade, ele se dispõe a um esforço que o remete a desafiar antigos medos infantis. Todo desafio, aprendizado e superação de limites, obriga uma nova atitude diante do mundo, uma nova postura que implica ousadia e determinação. Enfim, uma postura que não se conforma no mundo mas se orienta no sentido de transformá-lo a partir de uma renovação dos padrões mentais.

A confusão que o senso comum faz em torno da agressividade é perfeitamente justificada porque suas fronteiras são tênues e se caracterizam por uma alta flexibilidade. Dependendo da orientação, sentido e de como se manifesta ela pode vir a ser pura violência. A agressividade genuína, canalizada para o alvo correto promove vida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com