TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alem Da Alma

Dissertações: Alem Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista - UNIP

Raquel Stephanie G. Pereira

C316GG-1

TRABALHO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

“PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

São Paulo

2014

SUMÁRIO

PINÓQUIO ÀS AVESSAS

INTRODUÇÃO 3

DESCRIÇÃO DAS ABORDAGENS 4

TRECHOS DO LIVRO RELACIONADOS AS ABORDAGENS 6

CONCLUSÃO 7

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostrará 3 tipos de abordagens, relacionados com o livro “Pinóquio às avessas” mostrando que há várias formas de se conceber o fenômeno educativo, é um fenômeno humano, histórico e multidimensional; nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sócio-política e cultural.

Diferentes formas de aproximação do fenômeno educativo podem ser consideradas como mediações historicamente possíveis, que permitem explica-lo, se não em sua totalidade, pelo menos em alguns de seus aspectos; por isto, devem ser elas analisadas, contextualizadas e discutidas criticamente.

O homem para sobreviver teve que elaborar formas de comportamento com relação ao mundo, para tornar mais eficiente o convívio com a natureza e com seus semelhantes. Estas formas de comportamentos, não são transmitidas por hereditariedade. E a descoberta foi a educação.

2. DESCRIÇÃO DAS ABORDAGENS

1. Abordagem Tradicional

2. Abordagem Comportamental

3. Abordagem Humanista

 1. Características Gerais – Abordagem Tradicional

Considera-se uma abordagem do processo ensino-aprendizagem que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias empiricamente validadas, mas numa prática educativa e na sua transmissão através dos anos. Este tipo de abordagem inclui tendências e manifestações diversas. O termo “ensino tradicional” é ambíguo e engloba vários sentidos. Uma característica comum é a prioridade atribuída à disciplina intelectual e aos conhecimentos abstratos.

A realidade do mundo, sociedade e cultura é algo que será transmitido ao indivíduo pelo processo de educação formal. A abordagem tradicional do ensino possui uma visão individualista do processo educacional, o proposito seria não possibilitar na maioria das vezes trabalhos de cooperação, pois o ensino é caracterizado por se preocupar mais com a variedade e quantidade de noções, conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo, torna-se uma Pedagogia Diretiva, pelo professor apenas ensinar e o aluno não poder questionar, apenas ter que ouvir e fazer.

 1. Características Gerais – Abordagem Comportamental

Esta abordagem se caracteriza pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Considera-se o organismo sujeito às contingencias do meio, sendo o conhecimento uma cópia de algo que simplesmente é dado no mundo externo. Os comportamentalistas ou behavioristas, assim como os denominados instrumentalistas e os positivistas lógicos, consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento. Evidencia-se, pois, sua origem empirista, ou seja, a consideração de que o conhecimento é o resultado direto da experiência. Uma ideia central do autor nesta abordagem é que o meio e o comportamento podem ser manipulados e modificados de acordo com um objetivo prévio. Sendo assim, uma Pedagogia Relacional, onde há o interagir de ambos, o professor com o aluno, para ambos haver uma troca de conhecimentos. O comportamento é um objeto de estudo que não necessita de método hipotético dedutivo.

 1. Características Gerais – Abordagem Humanista

A ênfase está nas relações interpessoais e no ensino centrado no aluno. O objetivo maior está no desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

O homem, desse modo, não é determinado por modelos prontos, não é resultado de uma série de condicionamento, mas cria-se a si próprio de maneira livre. De acordo com Rogers, o homem é arquiteto de si mesmo. Deve tornar-se progressivamente consciente de sua incompletude interior e exterior, de que é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com