TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Contribuições Úteis para a Realização da Primeira Entrevista com o Consultante

Por:   •  21/4/2019  •  Resenha  •  7.714 Palavras (31 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL JATAÍ- UFJ[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICAS I

DOCENTE:DR. NILTONCESAR BARBOSA

ACADÊMICA: DÉBORAH FERREIRA DE CASTRO

RESENHAS CRÍTICAS

Análise do textos relacionados abaixo, apresentando as principais ideias do autor e elaborando considerações sobre a relevância do conteúdo, considerando as contribuições para a formação do Psicólogo e para a sua prática profissional.

  • Capitulo 1: Testes Psicológicos: Conceitos, História, Tipos e Usos (Técnicas de Exame Psicológico, Manual, Vol. I: Fundamentos das Técnicas Psicológicas, por (Luiz Pasquali).
  • Aspectos Epistemológicos da Construção de Instrumentos de Medidas em Psicologia (Gleiber Couto, Nilton Cesar Barbosa).
  • Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha avaliação psicológica. Brasília, DF: Autor.

TESTES PSICOLÓGICOS: CONCEITOS, HISTÓRIA, TIPOS E USOS (TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO. PÁGINAS 15 A 49.

  1. A avaliação psicológica

 Existem diferenças entre avaliação psicológica e testes psicológicos. A avaliação visa, através dos mais variados métodos e técnicas, descrever e classificar o comportamento dos outros com o objetivo de enquadra-ló de alguma tipologia, que permite ao sujeito tirar conclusões sobre os outros e, assim, saber como ele mesmo deve se comportar e agir em relação a esses outros. A avaliação psicológica quer acrescentar a essa atividade universal do ser humano algo de cunho científico, por estar baseada no método científico da observação em que são mantidas certas características de cientificidade.

  1. Avaliação não profissional

Trata-se da habilidade do ser humano de poder interpretar o comportamento dos outros e, assim, realizar as adaptações necessárias em seu próprio comportamento para se inserir na comunidade e poder viver nela. Avaliamos continuamente o comportamento de todo o mundo dentro de um sistema de expectativas. É uma habilidade necessária para a sobrevivência, podendo ser mais bem ou mal desenvolvida em diferentes indivíduos.

  1. Avaliação profissional

Habilidade primordial e profissional do psicólogo. É um processo Integrado, utilizando técnicas mais apropriadas para diagnosticar o problema de um dado caso, visando alguma intervenção, comportando quatro etapas sucessivas: Identificar; integrar; inferir e intervir.

  1. Conceituação de testes psicológicos  

Consiste em inserir o sujeito numa situação em que ele deve executar algumas tarefas, também previamente definidas e estabelecidas, sendo suas respostas (comportamentos) descritas geralmente por meio de números. Pode ser conceituado também como um conjunto de tarefas predefinidas, que o sujeito precisa executar numa situaçao geralmente artificializada ou sistematizada, em que o seu comportamento na situação vai ser observado, descrito e julgado, e essa que a descrição é geralmente feita utilizando-se números.

A conceituação vai depender do caráter filosófico do psicólogo, monista ou dualista. O monista, vai conceituar e definir o teste como um conjunto de tarefas ou comportamentos para prever ou representar outro conjunto de comportamentos ou comportamentos futuros do sujeito. Já o dualista definirá teste como um conjunto de comportamentos que querem expressar, m termos físicos, traços latentes, isto é, processos mentais, e não outros comportamentos.

  1. Tipos de testes psicológicos

Os testes podem ser divididos e subdivididos nas seguintes categorias:Objetividade e padronização que são os testes psicométricos e os impresionistas; Construto que mede a capacidade ou aptidão geral, especificas e psicomotricidade, incluindo também a preferência tais como personalidade, atitudes e valores e interesses; Forma de resposta, verbal, escrita, motor ou via computador.

  1. Testes Psicométricos e Testes Impressionistas

A diferença fundamental entre estes dois tipos de testes é que os testes psicométricos se baseiam na teoria da medida e, mais especificamente da Psicometria, isto é, usando números para descrever os fenômenos psicológicos, enquanto os testes impressionistas, ainda que possam utilizar números, não se fundamentam na teoria da medida, mas na descrição linguística. Assim os estes psicométricos medem e os imprescionistas descrevem.

  1. Os Testes Segundo a Forma de Resposta

As respostas do sujeito a um teste podem ser dadas verbalmente. Outros testes exigem respostas puramente motora, como em testes de psicomotricidade, situações nas quais é utilizada a observação do comportamento como técnica de coleta da informação. O tipo de resposta mais utilizado em testes psicológicos é a resposta escrita, a saber, lápis-e-papel.

O computador como aplicador de testes (aplicação automatizada)

Neste caso, o computador substitui o material utilizado quanto o próprio psicólogo aplicador.

O computador não substitui o aplicador humano na observação do comportamento do jeito, quando isto for importante numa testagem. A interpretação do perfil psicológico é mais limitada do que aquela realizada por um psicólogo. O computador é superior naqueles aspectos do teste que são mais mecânicos.

O computador como executor de testes (testagem adaptativa)

A função do computador como executor de testes é muito mais elaborada do que ser um simples aplicador. O computador cria o teste na hora para cada testando diferente, ele adapta a testagem a cada testando.

Para o computador se apresentar com executor de teste, duas condições devem ser satisfeitas: banco de itens e algoritmo de sorteio

  1. Os Testes Segundo o Construto que Medem

Dividir os testes psicológicos segundo o processo psicológico que medem é uma tarefa arriscada, por que existem sem fim de tais processos, e, assim a divisão tornaria inútil pelo seu tamanho e também confusa, por que muitos destes processos psicológicos se encontram ainda mal concebidos de definidos. Essa tentativa pode ser descrita como: testes de capacidade intelectual; testes de preferência individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (321.3 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com