TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Uma Mente

Artigos Científicos: Analise De Uma Mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Elabore um texto respondendo as seguintes questões:

1- Na sua opinião, qual a influencia da vida pessoal de Freud na sua teoria?

2- Qual a influencia de Charcot e Breuer na teoria de Freud?

3- Qual a importância da histeria para o nascimento da psicanálise?

4- De onde surgiu o termo inconsciente?

5- Qual a influencia da I guerra mundial e o nazismo na teoria e vida de Freud?

Vídeo: Analise de uma mente- Freud.

Freud sofria de neuroses e foi através de sua auto-análise que várias percepções começaram a ser reveladas e assim deu-se o inicio de toda a sua teoria.

Freud começou a estudar a histeria porque tinha pressa em se casar, a histeria era um campo onde existiam poucos médicos na área, era um campo atrasado tanto em conhecimento como em tratamento. Com o intuito de conhecer mais sobre a histeria Freud vai para Paris, estudar com Charcot, uma das maiores autoridades em distúrbios nervosos, a influencia de Charco a Freud, foi à introdução da hipnose como forma de investigação e tratamento da histeria, ele aprende que se colocar os pacientes histéricos em hipnose poderia chegar a uma segunda mente o que mais tarde Freud chamou de inconsciente, onde conteúdos ficam reprimidos. Charcot afirmava que havia um nível da mente que tinha ligação com os sintomas em que as histéricas apresentavam, demonstrou que a histeria é uma doença que tem uma causa psíquica e que pode ser tratada apenas por idéias.

Já Breuer possuía uma paciente incomum a Anna O, a qual sofria de histerias graves. A hipnose era utilizada por Breuer como uma forma da paciente poder expressar em palavras as fantasias emotivas que a estavam dominando no momento deixando a paciente aliviada, ou seja, a paciente ao falar da origem dos sintomas esses tendiam a desaparecer, logo surgiu o Tratamento da Palavra o qual é a base de toda a psicoterapia.

Foi através de Breuer que Freud começou a questionar quando e como começaram as experiências e assim descobriu que surgiam através de experiências infantis ligadas ao sexo, que poderia ser tanto um abuso real, como uma fantasia reprimida. Segundo Bezzera (2004), a histeria tinha um trauma no âmbito sexual, o qual provavelmente seria vivenciado na infância.

Freud constatou que a hipnose apresentava somente resultados temporários e assim consequentemente não provinha a cura do paciente, então ele percebeu que na mente humana existia os processos psíquicos, os quais mais tardes serviram de base para a sua teoria sobre o inconsciente.

Logo Breuer influenciou Freud na criação de uma nova técnica de investigação e tratamento da histeria e assim na descoberta da psicanálise utilizando a técnica da associação livre, a qual o paciente era convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.

A I Guerra Mundial foi um momento que influenciou filosoficamente Freud, suas piores idéias sobre o lado obscuro do inconsciente e a psicologia dos seres humanos, ao receber a noticia de milhares de pessoas mortas ele começou a ver com clareza o potencial agressivo do ser humano. Depois, no pós-guerra,Freud publica mais uma obra na qual teorizou que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com