TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Artigos

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Prática – Análise de Artigo de Validação de um Instrumento

[pic 1]

Curso: Psicologia; 3º Período

Entrega: 02/04/19

Disciplina: Lab. TAP_Questões Introdutórias

Valor: 1,00 ponto

Prof: Me. Diego Costa Lima

Nota:

Grupos de até 5 alunos(as)

1. Lígia Corrêa Monteiro Miranda

2. Sophia de Souza Cardoso da Silva

3. Clara Rosa de Souza Medeiros

4.

5.

Atividade prática:

Etapas:

(1ª) Ler o artigo “Inventário de Empatia (I.E.): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira”;

(2ª) Descrever como os itens foram construídos;

        Os itens foram construídos a partir der uma escala inicial com 74 itens, baseados nos comportamentos cognitivos, afetivos e comportamentais da empatia, com afirmativas do tipo Likert, e aplicada em 715 universitários de ambos os sexos, das áreas: humana, biomédica, ciências sociais e exatas.

(3ª) Descrever os procedimentos de coleta de dados;

        A pesquisa foi realizada após a sua aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da mesma instituição dos participantes. A aplicação do IE foi feita de forma coletiva, em sala de aula. Os objetivos da pesquisa foram apresentados pelos aplicadores, assim como uma explicação prévia de como responder ao inventário. Embora sem limite de tempo pré-estabelecido, o instrumento foi respondido, em média, em 30 minutos.

(4ª) Descrever quantos fatores (subescalas) foram encontrados a partir da análise fatorial e quais são os conteúdos de seus itens;

Foram encontrados quatro fatores que forneceram a melhor representação da estrutura interna da escala. Tais fatores foram responsáveis por 37,3% da variância total do conjunto de itens IE, são eles:

  1. Tomada de Perspectiva (TP) – Obteve valor critico de 6,5% e foi responsável por 16,5% da variância. O conteúdo de seus 12 itens refere-se a capacidade de entender a perspectiva e os sentimentos de outra pessoa, mesmo em situações que envolvam conflito de interesses, as quais demandam esforço para compreender as razões do outro antes de expressar as próprias perspectivas.
  2. Flexibilidade Interpessoal (FI) – Foi de 4,1%, sendo responsável por 10,3% da variância. Composto por 10 itens, este fator expressa a capacidade para tolerar comportamentos, atitudes, e pensamentos dos outros, os quais são muito diferentes ou provocadores de frustração.
  3. Altruísmo (Al) – Obteve valor critico de 2,4% e foi responsável por 6,2% da variância. Reflete capacidade para sacrificar os próprios interesses com a finalidade de beneficiar ou ajudar alguém.
  4. Sensibilidade Afetiva (SA) – Composto de nove itens, com valor critico de 1,7 e responsável por 4,3% da variância. Reflete sentimentos de compaixão e de interesse pelo estado emocional do outro.

(5ª) Citar os valores dos Alfas de Cronbach de cada fator e analisar se estão dentro dos valores adequados discutidos em sala.

Fator 1 – TP

Fator 2 – FI

Fator 3 – AL

Fator 4 – SE

(α = 0,85)

(α = 0,78)

(α = 0,75)

(α = 0,72)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com