TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Fragmentado

Por:   •  14/4/2019  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 4

Psicoterapia de Orientação Psicanalítica

Análise do filme “Fragmentado”

O Filme , Fragmentado, conta a história de Kevin, um jovem portador de Transtorno Dissociativo de Identidade ,que possui 24 personalidades, que surgiram após os traumas que ele sofreu nas mãos da mãe durante a infância, e tem o objetivo de ajudá-lo a suportar os traumas sofridos. Segundo Melanie  Klein  as crianças, incitadas pela ansiedade, constantemente tentam dividir seus objetos e seus sentimentos, e tentam reter sentimentos bons e introjetar sentimentos bons, ao passo que expelem objetos maus e projetam sentimentos maus. . Kelvin tenta criar uma nova realidade para escapar do sofrimento, mas acaba  perdendo o contato com a realidade do mundo onde vive.

Melanie Klein diz existem dois momentos responsáveis pela constituição da psique, são chamados por ela de  posições.

A primeira é a posição Esquizo-paranóide onde o bebê não faz distinção entre o que é ela e o outro,não tem  imagem corporal definida e é onde predomina a punção de destruição, a punção de destruição do objeto surge como forma de se defender dele, acontece uma relação de fusão onde o bebê sente que ele e a mãe  são um mesmo ser.

A segunda é a posição Depressiva, que ocorre por volta dos seis meses quando o bebê começa a se separar da mãe, reconhece o próprio corpo formando imagem corporal e formando o ego, onde se inicia o Complexo de Édipo, onde ocorre a castração e a criança começa a perceber que sei bom e seio mau fazem parte da mesma mãe. A criança passa a ver a mãe de forma integral e a si da mesma forma, e começa a vivenciar a noção de perda e gera a angústia de castração, por isso o nome de posição depressiva, então a criança passa a fazer luto e começa a superar, mas se a criança não consegue entrar e elaborar a posição depressiva e fica na esquizo-paranóide pode desenvolver uma psicose.

Para Melanie é no final do complexo de Édipo que ocorre a formação total do ego  e diferente de Freud para ela isso acontece por volta dos 2 anos. No filme vemos que foi mais ou menos neste período que cada uma das personalidades surgem na  vida de Kevin com o objetivo de protegê-lo de todo sofrimento causado pela mãe, são partes de um Ego fragmentado que nunca conseguiu se unificar.

Uma das personalidades  é Hedwig, um garoto de mais ou menos nove anos assustado e que furta objetos das outras identidades para poder brincar,outras personalidades de Kevin que aparecem no filme são ,Dennis e a Patrícia, e apesar de ter medo deles ,Hedwing  confia neles e os obedece como se eles fossem o pai e a mãe que o protege das ameaças externas. O ego de Kevin criou esta fantasia com o objetivo de se proteger  e dar a ele aquilo que ele não tinha, a proteção materna.

Essa fantasia criada por Kevin , segundo Melanie, não é apenas uma fuga da realidade, e sim um acompanhamento de experiências reais em constante interação com o ambiente, é um recurso interno para dar conta de realidade.

Outra personalidade de Kevin que aparece chama-se Dennis, ele é compulsivo por limpeza e organização, extremamente meticuloso, inteligente e forte, tem fantasias com garotas, é ele que tem o controle sobre o grupo, ao lado de Patrícia que, por sua vez, é uma dama requintada ,elegante e também meticulosa como ele,os dois são trazidos de volta para protegerem as demais personalidades das ameaçadoras garotas “impuras” que foram sequestradas por ele , podemos ver aqui a representação dos conceitos de Voracidade, Inveja e Ciúmes criados por  Melanie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com