TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme O Silencio dos Inocentes

Por:   •  10/12/2021  •  Ensaio  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 6

 (Rascunho) Análise Filme O Silêncio dos Inocentes 

SINOPSE

O Silêncio dos Inocentes’ é um prato cheio para o estudo da psicologia. Repleto de cenas que trabalham a complexidade da psique humana, o filme aborda aspectos como os traços psicóticos da personalidade de serial killer, o reflexo dos traumas de infância no desenvolvimento e suas consequências na vida adulta, e questões para além do campo psicológico, como o machismo no ambiente de trabalho. Há presente no filme algo ainda mais delicado e complexo de se debruçar sobre a relação entre Hannibal e Clarice.

 A história do filme é sobre um serial killer, chamado Buffalo Bill, que sequestra suas vítimas, mantendo-as em cativeiro por cerca de três dias e, posteriormente matá-las, esfola seus corpos e os joga em diferentes rios no território dos Estados Unidos. O porquê dos feitos, e a real natureza desse serial killer ficará a cargo da investigação o FBI que nomeia a ainda agente em treinamento, Clarice Starling. Em um meio predominantemente masculino, ela luta por seu espaço com seus méritos próprios, se destacando pela dedicação no treinamento físico e estudos, sendo destaque em todas as áreas do treinamento e sem se deixar levar pela opinião alheia, mesmo se mostrando uma jovem ingênua e inexperiente. Em seu último ano de treinamento ela recebe ordens de seu supervisor, sua missão é interrogar um psiquiatra que está preso, Dr. Hannibal Lecter, sendo um assassino com uma psicose que o leva a ter hábitos alimentares canibais. É ele o grande fio condutor de toda a trama, a mente pensante que nos intriga do começo ao fim, sendo capaz de provocar vários sentimentos ambíguos. Ao mesmo tempo em que é repulsivo, é carismático e, ainda que saibamos das atrocidades cometidas por ele, pegamo-nos simpatizando com aquela mente brilhante.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O primeiro contato entre a detetive e o psiquiatra dá-se quando ainda há um grande distanciamento entre os dois, não só pela cela que separa Hannibal da jovem, como também pela própria história, personalidade e universo de ambos. Os encontros, para Clarice, possuíam um único e claro objetivo: colher informações e pistas, a fim de ajudar a encontrar o assassino; e uma solução, desvendando as pistas sobre o caso Buffalo Bill. Para Hannibal, a presença da detetive significava uma rotina já vivenciada por ele inúmeras vezes antes, repleta de interrogatórios, questionários e entrevistas. As percepções individuais de cada um dos polos envolvidos na relação, no caso, Hannibal e Clarice, refletem a história de vida de cada um, ou seja, seus modos de existir, o ser-no-mundo. 

Hannibal é um psiquiatra renomado, mesmo sendo conhecido por sua inteligência, análises precisas e sua educação, Lecter não é confiável, é dono de uma personalidade sarcástica, cruel e seu hobby é brincar com as pessoas ao seu redor, dando pistas falsas, fazendo com que elas se sintam ridicularizadas e assim ele se sente no controle por ter todas as informações e análises sobre o assassino e guardar somente para si e revelar só quando é de seu interesse. Durante sua segunda visita, após a descoberta de uma cabeça em um pote, Clarice conta a Hannibal sobre a pista e depois de um diálogo longo e cheio de alguns joguinhos e enigmas Hannibal oferece um perfil psicológico para Clarice sobre o assassino Buffalo Bill. Mas, sempre deixando claro que seria uma troca, ele analisava as pistas do caso, traçava um perfil do assassino de acordo com as informações que a detetive levava até ele, porém ela teria que falar sobre seu passado e história de vida para Lecter, pois era de seu interesse.

Hannibal continua fazendo joguinhos psicológicos e sempre muito interessado no passado de Clarice, onde ela viveu e o que ela fez até chegar no FBI. O psiquiatra a faz falar sobre a morte de seu pai e suas lembranças, sempre analisando Clarice de todas as formas possíveis. Depois de muitas pistas falsas dadas por Dr. Lecter, a detetive faz uma proposta de mudança de presídio e algumas regalias, com intenção que Hannibal ficasse satisfeito e colaborasse mais no caso onde a última vítima sequestrada é a filha de uma senadora. O psiquiatra tem algumas exigências que seriam mudar para um presídio longe do Dr. Chilton que é diretor e psiquiatra do presídio que Lecter estava atualmente e desejava que sua cela tivesse uma janela de preferência para alguma paisagem, o que revela de forma sutil que mesmo vivendo prisioneiro ele mantinha sua cultura e todo seu charme, ele deseja observar algo além daquelas paredes, ele se mantém firme no Hannibal Lecter psiquiatra, culto, cavaleiro, inteligente e apreciador da arte.  

 

Clarisse vai escondida visitar Lecter em sua nova prisão, com a esperança de que ele fale quem é o assassino Buffalo Bill. Ele percebendo o desespero de Clarice para salvar a vítima de Buffalo Bill, a questiona novamente sobre seu passado e ela conta sobre o cordeiro que tentou salvar de um abate, mas que não conseguiu, então fala que às vezes acorda e ouvia os gritos dos cordeiros. A partir dessas revelações Hannibal questiona se essa gana em pegar o assassino e salvar a vítima está vinculado a um desejo de calar esses gritos dos cordeiros, já que ela não conseguiu salvá-los. Entre análises do Lecter sobre Clarice e o desespero da mesma em saber quem é o assassino, Lecter entrega a Clarice a pasta do caso do assassino Buffalo Bill com algumas anotações pessoais. O psiquiatra mostra a Clarice que a cada característica do assassinato dava também características do assassino, que as atitudes estavam ligadas as ações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com