TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme - A Onda

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

 O filme A Onda foi baseado em fatos reais, narra uma história de um professor que dá uma aula de autocracia, e faz um experimento em seus alunos que tornaria o nazismo no ambiente de sala de aula que duraria uma semana.

No inicio os alunos eram dispersos e indisciplinados, aos poucos os alunos obedeceram a posição do professor, e foi mudando o comportamento dos jovens.

Essa ideologia que o professor popôs aos alunos é um tipo de governo que o indivíduo ou um grupo lidera um poder ilimitado para mudar as leis que devem obedecer “ massa dominada”.

O professor Wenger era centrado nas suas ideias e para ensinar seus alunos, ele simulou um governo ditatorial. Os alunos estavam gostando da ideia, cada simulação que o professor passavam, eles ficavam fascinados.

Alunos jovens adolescentes, como toda fase, viviam conflitos, em escolas e  no ambiente familiar, com esse experimento os alunos estavam ficando influenciados com essa ideologia, e o professor acaba perdendo o controle da situação.

Os alunos ficaram completamente fascinados com o poder e alienação, e criaram uma marca e cor de roupa, e até o jeito de cumprimentar os colegas, criando assim um grupo fechado, que só entraria quem estava vestido de branco.

A  noite, os adolescentes saiam a noite, pixavam patrimônios e comércios com sua marca, porque se sentiam poderosos e opressivos.

O filme A Onda nos faz pensar, que nós seres humanos sofrem com o consumismo e desinteresse ao próximo.

A  ausência de valores, ética estão distantes, e que o filme nos mostra os alunos perante  ao professor demonstram carência de autoridade.

Hoje em dia estamos vivendo em um mundo que está repleto de “ psicologia das massas”, que as pessoas pertencem  a um grupo, que somos influenciados o tempo todo e acabamos nos entregando a alienação.

Outro fator importante que encontra no filme, que o professor percebe a gravidade do problema, que foi longe demais no experimento, quando um aluno relata que perdeu a cabeça e bateu na namorada, embora ele a amasse, e que no fundo não queria ter feito aquilo e pede ao professor que parasse com aquilo imediatamente.

O professor marca uma reunião com os alunos para desfazer o projeto, mas infelizmente acaba com uma tragédia, um dos alunos atira no colega e desesperado disse que não poderia viver sem “ A Onda”, não conseguiria viver sem ela e acaba tirando sua própria vida.

Este filme nos mostra que as ideologias, que de fato envolve pessoas inocentes que se deixam ser influenciados por grupos que acredita que tem o poder sob todas as coisas. Até que ponto as pessoas tem o poder em nossas vidas? Em nossas escolhas?. E sempre lembremos que seremos responsáveis pelos nossos atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com